Região esbanja samba no pé, alegria e descontração no Carnaval 2020

As tradicionais marchinhas de Carnaval, axé, funk e sertanejo embalaram a folia 2020 na microrregião de Itabira, com direito a blocos, descontração e muita animação.

Em São Gonçalo do Rio Abaixo a marca registrada ficou por conta dos blocos, que saíram pelas ruas arrastando multidão até a praça Central, ponto de parada dos foliões. Por lá, a Prefeitura, além de incentivar os blocos, que crescem a cada ano, em números de participantes, premiou os mais animados. Neste ano saíram 10 blocos; Nóis trupica + Não cai, As Meninas Super Poderosas, Makako Loko, Bom Pacas, Tacos de Fora, Algodão Doce, Zuerada com Batucada, Capivaras, Unidos das Tchelas e Os Colmeias. No palco na praça Central, os shows foram da Banda Expresso e Cia, DJ PG, Banda Santa Cecília, DJ Ninew, Zuerada com Batucada, Banda Agá Plus, Lipe Sousa e a prata da casa, Ralan e Rafael.

Em Barão de Cocais a festa de Carnaval teve início na sexta-feira (21).

Na cidade, onde a palavra de ordem é superação, moradores e milhares de visitantes curtiram uma programação especial na praça Nossa Senhora Aparecida e no Espaço de Eventos José Furtado, onde se apresentaram Bat-Caverna, João Lucas & Diogo, Sorriso Maroto, Vira & Mexe, Negritude Jr. e os DJs Ronald, Danny Albuquerque, Henrique Silva, Douglas Dias, Sara Rodrigues e JR. Se destacaram também a tradicional Furrupa, matinês, marchinhas de Carnaval e mais shows com Mistura do Samba, Mistura Envolvente, Uai Sô Kids, Batuk Art Kids, Supremacia, apresentação dos blocos Caixa D’Água, Manoel Boi, Viraliza e Unidos de São Benedito.

Em Catas Altas, o Catas Folia teve início no dia 22, na praça Monsenhor Mendes. Voltado para a família, o evento contou com diversas atividades. Entre elas: desfiles de blocos, feira de artesanato e gastronomia, matinês, cortejo de marchinhas, oficinas e shows com a Banda Vibes, Banda Logan e Banda Energia Total.

Santa Bárbara também fez a alegria dos foliões entre 21 e 25 de fevereiro, sem deixar de lado a importância empresarial da festa, que cria divisas financeiras com o turismo de evento. Com o tema #VemProCarnablocos2020, os foliões ganharam a avenida no circuito da rua João Mota, animados pelos desfiles dos blocos Que isso de vera?, QMAM, Ilustres, Folia Chic e Turma da Esquina, apresentação da bateria Mestre Peta e a Estrondosa, além dos matinês no domingo e terça-feira.
Em relação aos shows, subiram ao palco DJ Aycond, Banda Bate Caverna, Banda Via La’ctea, Baianas Ozadas, Boneco de Pano e Giovane Richard e Banda, que garantiram todo o encanto do #VemProCarnablocos2020 de Santa Bárbara.

Em Santo Antônio do Rio Abaixo a realização do Carnaval contou com programação enxuta, diferente das fortes chuvas que caíram no sábado e domingo. Mas as intempéries da natureza e postura da Câmara de Vereadores, que não aprovou créditos para a festa, não tiraram o brilho do Carnasara 2020. A programação, diferente de anos anteriores, foi concentrada no Balneário Benedito Martins Leite, que ganhou palco, iluminação especial e adereços. No palco, a agitação ficou por conta do Bloco do Vine, Cristiano Garcia e Banda, Jésus Henrique e Giliard e Cristiano Elétrico.


Em Itabira a festa momo na Pracinha do Campestre (praça José Máximo de Rezende), promovida pela Associação dos Moradores, foi em homenagem ao centenário de nascimento do ex-prefeito Luiz Menezes. A programação, composta por marchinhas, foi aberta na sexta-feira (21), com show da Áurea Gold e banda, que voltou a se apresentar no sábado, em dois tempos, às 16h e 22h. No domingo, as bandas Marrom Bombom e Banda Mel comandaram a folia. Na segunda-feira, a partir das 22h, a Banda Mel voltou a se apresentar e na terça-feira Áurea Gold fechou a programação.

O distrito de Ipoema também teve Carnaval com os desfiles dos blocos Vadias e Sacanas (VVS) 23º aniversário, e Só dá Nóis, que completou sua quinta edição.

Em Passabém os moradores se divertiram no CrasFolia, o Carnaval da Alegria. O evento, promovido pela Prefeitura, aconteceu na sexta-feira (21), no Recanto Social, com matinê às 17h e o projeto Sexta Dançante às 20h, com marchinhas de Carnaval e zumba nesta edição especial.

Nas cidades de Santa Maria de Itabira, São Sebastião do Rio Preto e Ferros, não houve programação oficial de Carnaval.

Em João Monlevade o Sapeca-iá-iá agitou a cidade entre os dias 22 e 25. A festa foi embala com o tema “Bloco do amor”, que arrastou multidão no percurso entre a praça do bairro Tieté até a praça da igreja São José Operário, onde os foliões se concentraram para os shows.