Prefeitura de Barão prepara investimento de R$ 12 milhões no setor cultural pós-pandemia

Cidade com pouco mais de 32 mil habitantes terá planejamento inédito para a retomada do potencial cultural

Para o prefeito Décio dos Santos, “o investimento destinado a um cenário pós-pandemia será imprescindível para a retomada das ações culturais, patrimoniais, educacionais

O secretário de Cultura e Turismo de Barão de Cocais, Gabriel Cassoli, chama a atenção para o fato de que, além dos aspectos culturais, através destes eventos, a Prefeitura dará vazão a um de seus mais importantes programas da área cultural, que é o fomento à gestão compartilhada da cultura.

Em planejamento inédito para a retomada do potencial cultural e turístico de Barão de Cocais no pós-pandemia, o Governo Municipal está abrindo processo licitatório para os próximos anos, destacando o resgate de eventos variados em atendimento à demanda da cidade por mais estruturação na valorização turístico-cultural.

Obrigado por ler ofolhapopular!

O processo irá contratar prestação de serviços de produção de eventos, sob demanda, por meio de planejamento e agenciamento, que viabiliza a organização, coordenação, execução, ações de patrocínio, assessoria, instalação de infraestrutura e fornecimento de apoio logístico, bem como serviços de diversas naturezas para atendimento a eventos realizados e/ou apoiados pela Secretaria de Cultura e Turismo e demais Secretarias Municipais. O edital será publicado nos próximos dias.

Entenda o processo

O investimento está estimado em aproximadamente R$ 12 milhões para os próximos anos. Sendo uma licitação por registro de preço, o município consumirá apenas o que demandar do processo, pagando somente pelo que foi realizado de fato.

A iniciativa inédita de planejamento da Administração Pública para a retomada turístico-cultural de Barão de Cocais prevê um processo que abrange desde os aspectos básicos como Atrações de grande porte; alimentação e hospedagem; sonorização e iluminação de médio e grande porte; estruturas e montagem; cenografia e decoração; até serviços especializados de comunicação; produção e técnica; incluindo ainda tecnologia de informática e de transmissão online de eventos; e a realização de oficinas de construção de instrumentos musicais, oficina de dança, de música, teatro, capoeira, contação de histórias, teatro de rua, oficinas de qualificação artística, cultural e turística, e atrações de Cinema ao Ar Livre.

Planejamento

Para o prefeito Décio dos Santos, “o investimento inédito destinado a um cenário pós-pandemia será imprescindível para a retomada das ações culturais, patrimoniais, educacionais, dos diálogos públicos e à promoção das atividades cultural e turística do município e das melhores práticas da administração pública”.

Portanto, com o objetivo maior de aprimorar as políticas relativas ao relacionamento com atores externos, seja em âmbito local, seja com outros órgãos e entidades regionais e estaduais, ampliando e facilitando o acesso e a compreensão das informações sobre a gestão pública, passa a existir o imperativo de contratar organizadora de eventos para uma construção mais estruturada.

Valorização

Os eventos realizados em Barão de Cocais possuem grande expressão no âmbito popular, sejam àqueles turísticos, culturais ou esportivos. As ações externas em sua maioria surgem no formato de grandes festivais populares, onde as tradições carnavalescas, juninas, folclóricas e tradicionais do país são reverenciadas nas aparições, nas intervenções artísticas, e na alegria da população e dos turistas que participam ampla e ativamente dos festejos.

O secretário de Cultura e Turismo, Gabriel Cassoli, chama a atenção para o fato de que, além dos aspectos culturais, através destes eventos, a Prefeitura de Barão de Cocais dará vazão a um de seus mais importantes programas da área cultural, que é o fomento à gestão compartilhada da cultura.

“São as comunidades através de diversos representantes tais como blocos carnavalescos, associações de bairro, associações de turismo, prestadores de serviços, associações de apoio e fomento à cultura, etc, que dão vida, cor e ritmo às atividades, abastecendo os mesmos com elegância, criatividade, preservação da memória cultural local e força de trabalho, mantendo programação durante todo o calendário previsto, gerando o amplo lazer, renda, empregos temporários e aquecimento econômico na cidade”, destacou o secretário.