Passabém celebra padroeiro e 60 anos de emancipação com missas e shows na praça São José

A cidade de Passabém comemora neste fim de semana, 17 a 19 de março, o padroeiro São José e aniversário de 60 anos de emancipação político-administrativa.

As festividades foram abertas pela Paroquia local no dia 9, com missas diárias em louvor ao Santo Padroeiro.

De sexta-feira (17) a domingo (19), as comemorações ganham reforço com participação da comunidade escolar, com exposições, apresentações e momento cívico. Haverá também partilha de bolo, apresentação do Grupo de Marujos Nossa Senhora do Rosário da comunidade da Bolívia, queima de fogos e carreata.

No sábado (18), durante o momento cívico, haverá apresentação da Corporação Musical Euterpe Itabirana e a noite, dois shows; às 21h com a banda católica Dominus e às 23h, com a cantora Jéssica Lima.

O evento é promovido pela Paróquia de Passabém, comunidade escolar e Prefeitura, que disponibiliza estrutura e apresentações musicais.

A entrada é gratuita e será concentrada na praça São José.

Acompanhe cobertura completa na edição do Folha Popular e site ofolhapopular.com.br

  • Curiosidades

Passabém (distrito) pertencia a Conceição do Mato Dentro até a emancipação de Santa Maria de Itabira no dia 31 de dezembro de 1943, quando foi anexado à Santa Maria de Itabira. A sua emancipação ocorreu anos depois, no dia 19 de março de 1963.

Existem vários relatos sobre a origem do nome “Passabém”; uma delas seria porque os primeiros moradores, hospitaleiros, recebiam bem os visitantes e os ofereciam uma farta e saborosa alimentação. Outra versão é a de viajantes e cavaleiros que indagavam se estava passando bem em um córrego na entrada da cidade, que na época de chuvas, devido ao barro, se transformava em um atoleiro. As estradas de acesso a Passabém estão no circuito da Estrada Real.