Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, o Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD), Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA) e Prefeitura Municipal de Itabira promovem na quarta-feira, 7 de março, e quinta-feira, 8, uma série de ações para homenagear as mulheres. A programação, aberta ao público e gratuita, conta com palestras, intervenções culturais, apresentação musical e lançamento de livro.
“É uma data para celebrar e reconhecer a importância da mulher na sociedade e toda luta realizada há anos pelos direitos e igualdade. É uma ação com objetivo de celebrar essa data especial com eventos voltados para mulher e com foco na saúde, já que, coincidentemente, em 2018, também celebramos em 8 de março o Dia Mundial do Rim”, observa Alexandre José da Silva Coelho, diretor executivo do hospital.
Em um momento em que o mundo vivencia discussões pelos direitos da mulher e igualdade de gênero, HNSD, FCCDA e Prefeitura de Itabira se unem para passar uma mensagem de carinho e reconhecimento por todo o trabalho e dedicação delas no desenvolvimento da cidade, da nossa comunidade e das instituições itabiranas.
“Neste ano, o HNSD conta com um calendário de eventos desenvolvido para celebrar os 160 anos da Irmandade [Nossa Senhora das Dores], que acontecerá em 2019. A parceria com a FCCDA é devido à importância da instituição para a cidade e sua experiência na realização desse tipo de evento. Assim como a Prefeitura, que é uma das maiores empregadoras do município e conta com um grande número de colaboradoras”, destaca Alexandre Coelho.
Homenagem
Durante a programação em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura de Itabira irá homenagear 22 mulheres que atuam e se destacam nos diversos setores da comunidade. O prefeito Ronaldo Lage Magalhães (PTB) irá entregar na quinta-feira, às 19 horas, no Teatro da FCCDA, troféus para as homenageadas.
As mulheres foram selecionadas por uma comissão formada por servidoras municipais, entre elas, a vice-prefeita Dalma Helena Barcelos da Silva (PTB); a secretária municipal de Assistência Social, Maria Marli de Oliveira Martins Rosa; e a diretora da Promoção da Igualdade Racial, Maria Helena Primo Oliveira. As escolhidas desenvolvem notórios trabalhos em prol da sociedade. Elas se destacam em trabalho voluntário na educação, assistência social, esporte e artesanato, por exemplo.