Foram realizadas 28 manifestações culturais em oito dias de programação
A Agência de Desenvolvimento Econômico e Cultural de Santa Bárbara (Adesb) realizou, entre os dias 9 e 23 de dezembro, a primeira edição da Mostra Cultural FelizCidade.
O objetivo é fomentar a economia criativa de Santa Bárbara e região.
O projeto surgiu como um presente ao santabarbarense em comemoração das festividades dos 318 anos do Município e do Natal. A programação foi pensada para um público de todas as idades com o propósito de unir as pessoas, trazer alegria, lazer e diversão.
Houve contratação de 237 artistas e equipe técnica
A Programação contou com muita música, teatro, oficinas de arte, dança e circo durante os oito dias. Foram realizadas 28 manifestações culturais tendo sido impactado e beneficiado diretamente um público de aproximadamente 5.700. Houve contratação de 237 artistas e equipe técnica, destes, 45% contratados de Santa Bárbara, Barão de Cocais e Catas Altas. Houve participação também de profissionais de Ouro Preto, Mariana, Itabirito, Belo Horizonte, Curitiba e Argentina.
Para Paulinha Bicalho, jornalista e diretora da Bicalho Comunicação, Santa Bárbara tem muita sorte em receber um festival desse porte, com tantas atrações maravilhosas e gratuitas. “A Mostra trouxe uma riqueza cultural muito grande, um sopro de esperança para nossa cidade que ficou tanto tempo sem eventos desse tipo”, disse.
Edição 2023 do FelizCidade já está sendo programada
Já Eric Moreira, professor santabarbarense de violão, atualmente residente em Curitiba, foi muito bom voltar a sua terra natal e participar da Mostra FelizCidade. “Foi um prazer contribuir um pouquinho com minha interpretação junto ao Duo Tercina com o Show Valsas Brasileiras, que conta a história do ritmo em nosso país com repertório de compositores históricos como Chiquinha Gonzaga, Ernesto Nazaré, Toninho Horta e Mozart Bicalho, violinista, compositor e poeta da região que deixou importante legado para a música brasileira. A Mostra trouxe várias artes que se integram dentro da cultura da região, embora esteja residindo fora da cidade, fiquei muito feliz em mostrar o trabalho do Duo Tercina e apresentar um pouco do nosso trabalho”, conta Eric Moreira.
Para Alexandre Mota, Secretário Municipal de Cultura e Turismo de Santa Bárbara, a Mostra Cultural FelizCidade foi um marco importante no circuito cultural da cidade. Foi realizada com muito carinho, quebrou paradigmas e atendeu os mais variados públicos. “A Mostra Valorizou artistas da região e promoveu um rico intercâmbio cultural com outros artistas, além de sincronizar com nossa política pública das “Luzes de Natal”. Simplesmente foi encantador”.
A coordenadora técnica da Adesb, Neide Maria, disse que a intenção é tornar a FelizCidade parte do calendário cultural de Santa Bárbara. Ela já está trabalhando no projeto para 2023. “Sabemos o quanto é importante e potente a diversidade cultural de Santa Bárbara e região. Precisamos transformar vocações em produtos e movimentar economias que geram outras perspectivas e sustentabilidade para o território”, concluiu Neide.
A Mostra Cultural foi realizada pela Adesb e contou com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, apoio da Prefeitura de Santa Bárbara e produção da Artemovi Produções Artísticas.