Fundação Cultural promove oficina gratuita de batucada

O ano novo se aproxima e, com ele, já é possível escutar o retumbar dos tambores que, no início de 2020, ganharão as ruas para animar o Carnaval brasileiro. Para adentrar nesse novo ciclo com alegria e animação, a Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA) promove a oficina “Batucada Brasileira”, ministrada por Juninho Ibituruna, maestro do Bloco Altamente.
O curso tem duas semanas de duração, com as aulas acontecendo entre os dias 10 e 13 e 17 e 20 de dezembro, sempre às 19h, no Ginásio Poliesportivo Maestro Silvério Faustino, na região central de Itabira. As inscrições são gratuitas — limitadas a 20 vagas — e devem ser feitas na sede da FCCDA de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.
A oficina “Batucada Brasileira” tem como objetivo trabalhar a musicalização dentro do universo rítmico da cultura popular brasileira por meio de técnicas simples, abordando afoxés, samba-reggae, samba de enredo e congado mineiro.
O professor-maestro Nascido em 1983, em Governador Valadares, Juninho Ibituruna atua em diversos projetos nacionais e internacionais como baterista, percussionista, programador de áudio, DJ e professor. Já se apresentou em Portugal, Espanha, França, Itália, Inglaterra, Holanda, Alemanha, Bélgica e Singapura. Também dividiu palco com importantes nomes da música mineira.
Bloco Altamente
Em outubro de 2018, a partir de oficinas de percussão ministradas pelo músico, produtor e professor Juninho Ibituruna, o Bloco Altamente começa a tomar forma. Desde então, o grupo cresceu — chegando aos aturais 50 ritmistas — e realizou o seu primeiro cortejo no pré-carnaval itabirano de 2019.
Desenvolvido como um projeto de formação e resgaste da cultura carnavalesca, o Bloco Altamente tem o objetivo de fomentar a cultura das festas e dos ritmos do Carnaval de rua, inserindo, como proposta artística, o tambor de folia e as batidas das tradições mineiras e nordestinas — Conga, Marcha Grave, Afoxé e Moçambique Serra Acima.