Ao completar 64 anos nesta segunda-feira (20), o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Itabira homenageou dez funcionários que completaram de 5 a 35 anos na autarquia. Cada profissional recebeu do diretor-presidente da autarquia, Leonardo Ferreira Lopes, uma placa de agradecimento pelos serviços prestados ao município.
A solenidade aconteceu na sede do Saae, no bairro Pará. Participaram do ato, vereadores, secretários, servidores municipais, funcionários da autarquia, imprensa e convidados. Durante o evento, houve uma celebração ecumênica – bênção aos participantes – presidida pelos religiosos padre Welington Silva (Paróquia Nossa Senhora da Penha e Santuário São Geraldo) e pastor Flávio Márcio (Igreja Batista Central).
Leonardo Lopes agradeceu aos funcionários pelo empanho e dedicação à empresa e à cidade. Ele ressaltou que todas as conquistas do Saae, como o serviço de remodelação da rede de esgoto e água na comunidade de Palmital e a construção da estação de tratamento de água (ETA) no bairro Chapada, são resultados do esforço de cada funcionário da autarquia.
“O Saae foi fundado há 64 anos para captar, tratar e levar a àgua até a casa das pessoas e colher o esgoto da cidade. Temos feito isso com muito esforço. Essa empresa trabalha o ano inteiro, 24 horas por dia. Não paramos. No entanto, devemos agradecer e refletir sobre todas as conquistas que vocês construíram ao longo de todos esses anos. Quando levamos água ou tratamos o esgoto de uma região, estamos falando de saneamento básico. Isso equivale a levar saúde para a população. Nessa semana, em particular, obtivemos vitórias que vocês conquistaram. Hoje iniciamos a preparação de um poço para a comunidade de Palmital. Isso é uma vitória de todos vocês”, disse.
Leonardo Lopes também lembrou que, durante sua gestão, a sede da empresa foi revitalizada e foi construído um vestiário com cerca de 200 m², com armários novos, para todos os funcionários.
Representando o prefeito Ronaldo Magalhães, o secretário municipal de Governo Ilton Magalhães disse que aquele era um momento de muita gratidão à autarquia. “Neste dia em que comemoramos os 64 anos do Saae, estamos conscientes que o foco tem sido sempre de fazer o melhor. Todo o sucesso é fruto de um trabalho árduo da equipe do Saae. Parabenizamos a todos pela competência, harmonia e unidade de esforços com o objetivo de oferecer à população de Itabira uma das melhores águas da região e um excelente trabalho de colher e tratar o esgoto do nosso município”.
Os homenageados
Receberam uma placa de agradecimento os funcionários José dos Santos Tiago, Jorge Martins Borges, Nilce de Oliveira, José Tomaz, Damião Vidal, Cláudio Jorge, Antônio Caio Rodrigues, Ailton Fernandes Ribeiro, Nilda Clésia Dantas e Flammarion André.
Saneamento Rural
Nesta segunda-feira (20), o Saae iniciou as obras de modernização e correção das redes de água e esgoto da comunidade de Palmital. No local, serão construídos um poço artesiano e sua automação; padrão de energia elétrica e a rede de distribuição. Conclusão dos serviços em até 45 dias.
Ainda no fim de semana, uma equipe do Departamento de Saneamento Básico (Desa) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) esteve em Senhora do Carmo, neste sábado (18), para mais uma etapa de estudo do projeto de concepção de uma futura Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) no distrito.
De acordo com Leonardo Ferreira Lopes, diretor-presidente do Saae, o Município tem um contrato com a universidade que já pesquisa sobre a utilização do lodo gerado pela ETE Laboreaux na agricultura de Itabira. “Além disso, a UFMG faz uma análise do proveniente da ETE para futura geração de energia e, a partir desta interação, surgiu a oportunidade de discutir o tratamento de esgoto no Carmo”.