Festival do Pastel de Angu enaltece os costumes de Passabém

PATRIMÔNIO CULTURAL

Pastéis da Dona Didi, Leana de Sá, Sônia Maria e Tia Cida. Não faltaram opções de temperos, tamanhos e sabores

É fácil encontrar um parente na família mineira que tem talento para a culinária. É por isso mesmo que a comida mineira é destaque nacional, com prestígio internacional. Em Passabém, cidade aconchegante e receptiva, preservar a culinária mineira estimulou a realização do 1º Festival do Pastel de Angu, quitute que está em fase de cadastro desde 2021 no Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG), como patrimônio cultural da cidade.

O festival, realizado para divulgar ainda mais o crocante pastel, foi realizado no fim de semana dos dias 27 e 28 de maio na praça São José, juntamente com a Festa Junina e Feira Empreendedora Negócios do Arraiá, realizada pela comunidade escolar.

Público aplaudiu também a criatividade das apresentações, quadrilha e shows

O bom público tomou conta da praça, onde foram disponibilizadas cadeiras e mesas.
Além das barraquinhas com o tradicional pastel de angu e vários outros sabores, foram comercializadas comidas e bebidas típicas na feira, nos dois dias do evento.

Como não podia faltar, a Festa Junina teve o cômico casamento na roça, quadrilha, pescaria, caldo de mandioca e quentão. No palco, apresentações de dança e musicais com os alunos do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) da Mônica, Escola Municipal Euclides de Sá e Escola Estadual Luiza dos Santos Ferreira.

Casamento na roça e quadrilha com alunos da Luiza dos Santos

Para aquecer ainda mais o fim de semana, o cantor Rodrigues Marcus Strada se apresentou na sexta, e Marcos e Lorrane, no sábado, colocando o público para dançar com o melhor do forró e sertanejo.

Secretária de Educação, Viviane Oliveira; prefeito, Ronaldo Sá; primeira dama, Vânia Basílio e o diretor da Escola Luíza dos Santos, Fabrício Morais

Para o prefeito Ronaldo Agapito de Sá, o 1º Festival do Pastel de Angu, enriquecido com a Festa Junina e Feira Empreendedora Negócios do Arraiá, é mais um passo para preservar a culinária, os costumes de Passabém. “Desde o ano passado estamos em processo de cadastramento do pastel de angu no Iepha. Já temos outros 12 bens protegidos no município, os quais compõem o calendário 2022. O tradicional pastel será mais um patrimônio cultural que temos orgulho de divulgar. Vejo também que o evento fomenta a economia local, com oportunidade de emprego e renda, o que é muito bom para todos”, disse Ronaldo Sá.

A secretária municipal de Educação, Viviane Oliveira de Sá, conta que a realização do festival foi um momento ímpar.

“O apoio da Prefeitura e a participação de 100% das escolas do município agregaram muito na valorização da cultura local. Todas as atividades foram preparadas pelos alunos, com acompanhamento dos educadores e apoio das famílias e de toda a comunidade. O empreendedorismo foi trabalhado em sala de aula, em todas as turmas da rede municipal e estadual. Na rede municipal os alunos vivenciaram também a experiência do empreendedorismo, comercializando produtos típicos usando uma moeda pedagógica através do Mercadinho Pedagógico. O evento sinaliza a importância do investimento público na cultura e na educação do município. Foi muito gratificante”, diz.

Matéria publicada na edição 759 do Folha Popular