Depois da tragédia em 2022, Prefeitura promete mais segurança no 49° Festival de Inverno

Após a morte, pessoas próximas à vítima se abraçam, horrorizadas com o ocorrido

Não será permitido participar do evento pessoas com caixa térmica ou cooler

27/6/2023

Após o assassinado a tiros de um jovem de 18 anos no encerramento do 48º Festival de Inverno de Itabira, no domingo, 17 de julho de 2022, na praça do Areão, logo no início do show da cantora Maria Gadú, o governo de Itabira, comandado por Marco Antônio Lage, promete segurança máxima na edição deste ano.

  • Após o episódio de 2022, os representantes da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade, gerida pelo superintendente Marcos Alcântara (foto no dia do ocorrido), se pronunciaram esclarecendo que a equipe de segurança contratada pelo órgão está realizando rondas no local, assim como a Polícia Militar. E, mesmo com o ocorrido, a organização optou por dar continuidade à festa

A edição 49º será aberta neste final de semana, novamente com shows gratuitos na praça do Areão, Concha Acústica, Teatro da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA) e no Paredão da Tiradentes, de 2 a 16 de julho. Com uma segurança mais robusta, informa a Prefeitura, o evento contará com equipe especializada e certificada para o uso de detector de metal, além do total apoio da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG).

Na praça do Areão, além do fechamento e controle de entrada e saída, não será permitido participar do evento pessoas com caixa térmica ou cooler. De acordo com a PMMG, tal ação tem como objetivo coibir eventuais ações violentas de pessoas que possam esconder armas brancas, como facas, estiletes, chave de fenda, tesoura, etc…, dentro dos recipientes. O mesmo vale para todos os outros espaços de cultura que estarão recebendo as atrações do 49° Festival de Inverno.

Ainda, a PMMG estará presente dentro e fora do evento. Segundo o superintendente da FCCDA, Marcos Alcântara, o acordo com a polícia inclui tanto o policiamento interno do festival quanto nas redondezas, principalmente nos bairros adjacentes à festa. “Não medimos esforços para fazer uma edição mais segura e que cumpra com as exigências da PMMG a fim de garantir a tranquilidade e a paz. Vai ser um evento lindo, digno do que a cidade merece”, destacou.

Reforça-se que não será permitida a entrada com bebidas em garrafas ou outros objetos de vidro, capacete, peças pontiagudos, cortantes e/ou perfurantes. Todos os shows contarão com a presença da Polícia Militar de Minas Gerais, equipe de segurança especializada e certificada para o uso de detector de metal, além de brigadistas e agentes da Transita.