Ela ofereceu formação gratuita para 100 mulheres, com apoio da Fundação ArcelorMittal, e fala da experiência em publicação a ser lançada e distribuída gratuitamente no dia 13 de dezembro
09/12/2023 – A professora e artista visual Fernanda Nadal volta a João Monlevade na próxima semana para lançar o livro “A Arte de Bordar”. Entre julho e agosto deste ano, ela ministrou uma capacitação profissionalizante em bordado em pedrarias para cerca de 100 mulheres no município. O projeto contou com patrocínio da Fundação ArcelorMittal, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet.
Agora, Fernanda lança um livro em que conta sua história de vida e vivências ao longo de 21 anos com o bordado. No livro, é possível encontrar registros de suas obras bordadas e das oficinas que ela ministra para mulheres, além de uma cartilha ensinando alguns pontos do bordado em pedrarias.
Um dos capítulos, inclusive, trata da formação em João Monlevade, com o registro da experiência e fotos das oficinas realizadas no Núcleo da Fundação Crê-Ser, no Vila Tanque e no Floresta Clube. O projeto foi voltado para moradoras dos bairros Santa Cruz, Centro Industrial, Pedreira, Jacuí, Vila Tanque, Areia Preta e Baú. Ao fim, as participantes expuseram alguns de seus trabalhos na Feira de Economia Popular Solidária e receberam certificado de participação.
A Fundação ArcelorMittal assina o prefácio da obra. “O bordado, muitas vezes visto como uma expressão de criatividade, ganha uma dimensão especial neste projeto, em que cada ponto é uma conexão entre passado e presente, técnica e arte. Ao apresentar o projeto “A Arte de Bordar”, testemunhamos a convergência de duas forças poderosas: a paixão da autora pelo bordado e o compromisso da Fundação ArcelorMittal com o desenvolvimento sustentável e a promoção das artes. A parceria reflete não apenas a habilidade de tecer fios e linhas, mas também o entrelaçamento de visões compartilhadas de enriquecer comunidades por meio da cultura e da arte”, diz trecho do texto de apresentação.
Fernanda fala sobre a obra e os desdobramentos do projeto e seus impactos positivos na vida das mulheres. “A grandeza de criar um projeto social está na capacidade de transformar vidas, construir uma sociedade mais justa e igualitária, e deixar um legado positivo para as gerações futuras”, afirma.
O lançamento do livro será no Floresta Clube, no dia 13 de dezembro, entre 9h e 12h. O evento é aberto ao público e terá a distribuição gratuita do livro “A arte de bordar” além de uma sessão de autógrafos com a autora Fernanda Nadal.
Sobre a autora
A artista Fernanda Nadal possui trajetória internacional e trabalhos com grandes marcas do mundo da moda. Ela é fundadora do Atelier & Escola Fernanda Nadal, no Paraná que, há duas décadas é referência quando o assunto é bordado. Entre linhas, agulhas e pedrarias, ela oferece a oportunidade de mulheres terem suas vidas transformadas a partir da arte e da geração de economia e renda.