O encontro acontece no dia 4 de novembro, sexta-feira, às 18h – Pedro Drummond e Adriano Fagundes (foto)
Em 31 de outubro de 2022 foi celebrado os 120 anos de Carlos Drummond de Andrade. Como parte das comemorações da vida deste importante nome da cultura brasileira, o Sempre Um Papo, com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, recebe o fotógrafo Adriano Fagundes e Pedro Drummond, que desde 1987 trabalha como curador do legado de seu avô, Carlos Drummond de Andrade, para uma conversa sobre o livro “Vasto Mundo” (Editora Autêntica). O encontro acontece no dia 4 de novembro, sexta-feira, às 18h, no Memorial Minas Gerais Vale, que fica na Praça da Liberdade, com entrada gratuita. Retirada de ingressos uma hora antes do evento – máximo 2 por pessoa. Todos os presentes vão receber um livro grátis. O auditório tem capacidade para 80 pessoas.
O livro “Vasto Mundo” traz uma seleção de poemas, aforismos e textos em prosa, extraídos da obra de Carlos Drummond de Andrade, acompanhados de imagens capturadas pelo fotógrafo Adriano Fagundes ao longo de 30 anos de viagens pelo mundo, realizadas entre 1991 e 2021.
No poema “O homem; as viagens” está na gênese do livro Vasto Mundo; Drummond diz:
… Restam outros sistemas fora
do solar a colonizar.
Ao acabarem todos
só resta ao homem
(estará equipado?)
a dificílima dangerosíssima viagem
de si a si mesmo:
pôr o pé no chão
do seu coração
experimentar
colonizar
civilizar
humanizar
o homem
descobrindo em suas próprias inexploradas entranhas
a perene, insuspeitada alegria
de con-viver.
A visão do poeta mineiro, que soube captar o “sentimento do mundo” desde seu gabinete de trabalho, mais o olhar certeiro do fotógrafo, que percorre vários continentes e que fez desse mesmo sentimento sua fonte de inspiração, se revelam como duas visões confluentes que fazem nesta coletânea um interminável diálogo poético entre literatura e fotografia.
…Mundo mundo vasto mundo,
se eu me chamasse Raimundo
seria uma rima, não seria uma solução.
Mundo mundo vasto mundo,
mais vasto é meu coração.
Carlos Drummond de Andrade
O livro Vasto Mundo é um projeto especial, que conta com o patrocínio do Instituto Cultural Vale.
Adriano Fagundes é brasileiro, nascido nos Estados Unidos, em 1971, e criado em Brasília até os 18 anos. Em 1990, muda-se para Nova York, onde estuda fotografia na School of Visual Arts e começa sua carreira trabalhando como assistente de importantes fotógrafos americanos, como o lendário fotógrafo da Vogue, Arthur Elgort. Adriano inicia a sua carreira de fotógrafo profissional em 1998. Além de “Vasto Mundo” (2021), tem outros 3 livros publicados: “Dos Andes ao Atlântico: uma viagem pelo Rio Amazonas” (2014), “Legado Olímpico” (2016) e “Paisagens Gastronômicas” (2019), finalista do Prêmio Jabuti. Mais informações em www.adrianofagundes.com.
Pedro Drummond é artista visual e cenógrafo nascido em Buenos Aires, em 1960. Frequentou o ateliê de Miguel Dávila, em Buenos Aires; no Rio de Janeiro, foi aluno de Maria Thereza Vieira e Haroldo Barroso; frequentou as aulas do Teatro O Tablado, sob direção de Maria Clara Machado. Desenhou várias capas de livros, CDs e web sites culturais. Desde 1987 trabalha como curador do legado de seu avô, Carlos Drummond de Andrade, de quem organizou várias coletâneas de poesia e prosa.
Exposição
Ainda dentro das celebrações dos 120 anos de Drummond, o Flitabira – Festival Internacional de Literatura de Itabira – realiza a exposição “Vasto Mundo”, que reúne textos de CDA e fotografias de Adriano Fagundes, na galeria de arte da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA) até o dia 30 de novembro de 2022, com entrada gratuita.