Parceria entre Educação, Cultura e Fundação Francisco de Assis quer incentivar hábito de leitura

Professora e contadora de história; Aline Dias, ator do Projeto Kombi itinerante; Lucas Lage, secretária de Educação e idealizadora do projeto; Rosemary Guedes e professora, escritora e diretora de teatro Terezinha Bretas

Até o próximo dia 23, alunos da Escola Municipal Trajano Procópio de Santa Maria de Itabira, estarão recebendo contação de história e reconto com teatro.

Iniciada nesta segunda-feira (19), a atividade faz parte da programação do Projeto “Abrindo as cortinas da leitura e da cultura”, implementado pela Secretaria Municipal de Educação na última sexta-feira (16).

O projeto é resultado de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação, Secretaria de Cultura e a Fundação Francisco de Assis.

Como o próprio nome sugere, o projeto Abrindo as cortinas da leitura e da cultura visa revelar o universo dos livros, das histórias e da leitura por meio de atividades desenvolvidas. No último dia 16, por exemplo, aconteceu uma apresentação de teatro na Fundação Francisco de Assis.

“O objetivo é transformar a biblioteca pública em um ambiente agradável, com recursos para o atendimento da comunidade, escolas municipais e estaduais, com atividades culturais e acima de tudo, incentivar a oralidade, leitura e escrita”, informou a secretária de Educação Rosimary Fernandes.

Ela explica ainda que a intenção é resgatar o valor da leitura, como ato de prazer e requisito para emancipação social e promoção da cidadania e propiciar aos educandos e a comunidade momentos que possam despertar neles o amor pela leitura e a consciência da importância de se adquirir o hábito de ler.

Ainda é meta do plano de ação, a criação de um grupo de leitura para a terceira idade, com apresentação de sarau de leitura ao público e a criação de um jornal das escolas estaduais incentivando a socialização, pesquisa, vocabulário, desenho entre outras habilidades dos alunos.

A parceria entre os três órgãos do município vai proporcionar ainda o incentivo à leitura, a participação em grupos de teatro, tratando o emocional e a socialização, através do Projeto Capoeira.

Ainda em negociação, a parceria discute também o projeto “Poesia itinerante na kombi” para apresentação de teatro associado à poesia nas escolas parceiras.