Emoção toma conta do público na 83ª Cavalhada de Brumal

Carreata, terços, missas, novenas e barriquinhas com quitutes e muita música boa marcaram as celebrações

Nos últimos dias, Santa Bárbara foi palco de uma grande celebração da cultura religiosa. A 83° Cavalhada de Brumal e Festa de Santo Amaro, aconteceu entre os dias 24 de junho e 3 de julho, e teve uma programação recheada de religiosidade, gastronomia, além de atrações artísticas e culturais.

A história da Cavalhada

A atração que esse ano completou 83 anos, foi o primeiro Patrimônio Imaterial da cidade de Santa Bárbara. A Cavalhada possui registro há 12 anos, pela Lei nº1518/2009.

A Cavalhada de Brumal é realizada no primeiro domingo do mês de julho. A tradição começou em 1936 com tropeiro Jorge da Silva Calunga, que já participava da Cavalhada de Morro Vermelho, em Caeté, onde morava.

Quando se mudou para Brumal, prometeu a Santo Amaro que realizaria uma festa no distrito, caso o seu filho doente fosse curado. Jorge alcançou a graça e passou a realizar a festa todo o ano, como forma de agradecimento. A encenação dos cavalheiros representa a luta entre mouros e cristãos, além de também fazer referência a fé depositada no Santo.

Após a procissão, os voluntários motivados pela fé, ergueram o mastro, e os cavaleiros em sincronia fizeram o famoso trançado, enfeitando-o de fitas coloridas, tendo em seu ápice o estandarte de Santo Amaro.

Emoção e irreverência: Divino Lúcio Luiz, eterno guardião da Cavalhada

Durante a Cavalhada houve também um momento em memória de Divino Lúcio Luiz, um dos grandes representantes da cultura santa-barbarense, principalmente por organizar a Cavalhada de Brumal, por mais de 50 anos.

Nascido na comunidade de Sumidouro, desde a juventude, ele lutou para manter viva a tradição que foi lhe passada ainda na infância, pelo pai Amaro Antônio Luís, um dos idealizadores da festa e parceiro de Jorge Calunga.

Por isso, os organizadores do evento, não deixaram de agradecer o empenho dos familiares de Divino para assim como ele perpetuar uma tradição tão preciosa.

Programação religiosa

A programação religiosa incluiu a carreata de Santo Amaro, missa em homenagem aos cavalheiros, procissão, além de terços e novenas. O momento mais esperado de toda a comemoração, foi a tradicional Cavalhada, que foi coroado com um grande show pirotécnico.

Programação cultural

Abrindo o final de semana, tivemos a ilustre participação dos artistas da terra, com os shows da dupla João Paulo e Leandro e a cantora Ingrid Leonara.

A programação cultural foi recheada de atrações regionais e nacional, a cantora sertaneja Lauana Prado, agitou o sábado com muita sofrência.

No domingo, ultimo dia de festa quem fechou as atrações foram a dupla Sérgio e Delson que levantou o público com muito modão sertanejo.

A 83° Cavalhada de Brumal e Festa de Santo Amaro é uma realização da Prefeitura de Santa Bárbara em parceria com a Associação Comunitária de Brumal.

A valorização do patrimônio cultural e imaterial da nossa cidade é um dos projetos do Planejamento Estratégico Santa Bárbara 2030. Esta ação está alinhada ao pilar secundário Cultura da Gestão 5.0 e de acordo com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS), número 17 Parcerias e Meios de Implementação.