Diversidade dos sentimentos da maternidade é retratada em obra de escritora itabirana

Textos de Alzira Cardilhoa também foram selecionados em concursos como o Prêmio Sesc Brasília de Literatura Infantil Monteiro Lobato e o Prêmio Off Flip

A escritora itabirana Alzira Souza Umbelino Cardilho está fazendo sucesso com o livro “Histórias para mães dormirem”. A obra, traz uma seleção de contos, histórias leves e despretensiosas que as mães tem em comum. Conforme ela apresenta para a mídia, os contos retratam mães de idades, estilos, filhos, problemas e alegrias diferentes. Todavia, todas desejosas de tranquilas noites de sono, porque faz-se necessário repousar.

“A leitura do descanso que proporciona calma e convida ao repouso. É uma leitura de acolhimento para essas mulheres, com narrativas aconchegantes antes de adormecerem e terem uma noite de sono tranquila.

“Histórias para mães dormirem” coloca em evidência os diversos sentimentos da maternidade, desde as preocupações com as crianças até a saudade dos filhos adultos.

Em 18 contos, a autora dá voz a diferentes perspectivas femininas para mostrar a diversidade dos sentimentos da maternidade. Através de textos curtos e momentos simples, a escritora aborda as frustrações, os medos e as alegrias de ser mãe nas mais variadas fases da vida delas e dos filhos. Também apresenta múltiplos pontos de vista e contextos, das relações familiares no meio urbano até nas cidades do interior.

Em “Aconchego”, por exemplo, uma personagem percebe as grandes diferenças entre duas gerações ao deixar sua filha passear no shopping com os amigos sem a presença de adultos pela primeira vez. No início, a garota sente vergonha das interações amorosas da matriarca, mas depois ambas percebem que esse carinho ainda é necessário em períodos de tensão.

Já em “Astronauta”, a protagonista fica feliz quando todas as suas crianças, agora adultos com suas próprias carreiras, retornam ao interior em que nasceram para passar um tempo com os pais. Por outro lado, no conto “Bordado”, a escritora destaca como esse distanciamento da família pode acarretar no abandono de memórias e vivências importantes durante o crescimento.

O livro é dedicado às mães, mas também é um livro a todos que, ao final do dia, querem se entreter com textos para esquecer os problemas cotidianos. Alzira define: “Os contos são leves, despretensiosos e singelos; são um convite ao descanso e ao repouso; são uma oferta de dose suave e prazerosa de entretenimento e emoção que toda mãe merece experimentar”.

  • Sobre a autora

A itabirana Alzira Souza Umbelino Cardillo é escritora, cantora lírica e professora formada em letras, pós-graduada em leitura e texto e mestre em literaturas de língua portuguesa. Na música, percorre uma tradição familiar de artistas profissionais, tendo firmado parceria com Belchior e gravado o CD “Alzira Cardillo – Uma Antologia de Belchior”. Na literatura, já publicou três livros individuais: “Mona”, “Interior de Mim” e “Histórias para mães dormirem”. Textos de sua autoria também foram selecionados em concursos como o Prêmio Sesc Brasília de Literatura Infantil Monteiro Lobato, em 2015, e o Prêmio Off Flip, nos anos de 2021 e 2022.