Evento teve início com a exposição “Muros Invisíveis“, na praça Dr. Acrísio Alvarenga e segue agora para a praça do Centenário
Nesta quinta-feira, 3 de novembro, acontece a abertura oficial do 2º Festival Literário Internacional de Itabira – Flitabira. A partir das 8h, haverá programação presencial na praça do Centenário, local de realização do evento.
Afonso Borges, idealizador do festival, fará a mediação da mesa “Os Rumos da Cultura Brasileira e o Legado de Drummond”, que abre oficialmente o Flitabira, com a participação presencial de Hugo Barreto, no Palco Newton Baiandeira, localizado em frente a Casa de Drummond. E, do palco do Sesc CPF, parceiro do Flitabira, participam, virtualmente, o diretor do SESC SP, Danilo Miranda, e o músico e escritor, José Miguel Wisnik. Em seguida, terá exibição e lançamento do curta “Necromance”, baseado no livro de Cacá Gontijo, com performance do Grupo de Dança Primeiro Ato, às 21h; e, às 21h15, em homenagem aos 120 anos de Drummond, o ator Thiago Lacerda fará leitura de poemas de Carlos Drummond de Andrade.
Importante registrar que haverá programação presencial na praça do Centenário na quinta e sexta-feira, de 8h às 23h e sábado e domingo, de 11h às 23h.
Confira, abaixo, a programação completa do 2.° Flitabira no dia 3/11, quinta-feira:
PROGRAMAÇÃO PRESENCIAL:
A partir das 8h – “Atividades infantis – Brincadeira de Quintal – Instituto ITI”
Local: Coreto, Casa Flitabira e circulação do evento
10h – “Mostra Documentário Camaco”, de Breno Alvarenga
Tema: Olhando do presente ao passado, o documentário “Camaco” investiga a sobrevivência de um dialeto secreto que surgiu como forma de resistência de mineradores em Itabira.
Local: Palco ViJazz
14h – “Mesa Itabira nos versos de Drummond: poesia, memória história”
Convidados: Delci Cristina e Altamir Barros. Mediação: Solange Alvarenga
Local: Museu de Itabira
14h – “Mesa Sá Maria e o espaço da poesia negra”
Convidados: Eva Gonzaga e José Norberto. Mediação: Jaqueline Tumbaitá
Local: Palco Newton Baiandeira
15h – “Mesa Drummond e o local”
Convidados: Márcia Martins e Luciane Maria Ribeiro da Cruz. Mediação: Joaquim Olegário
Local: Palco Newton Baiandeira
16h – “Mesa Empreendedorismo feminino”
Convidados: Giovanna Couto e Agnes Carelli. Mediação: Edmara Silva
Local: Palco Newton Baiandeira
17h – “Mesa Por uma literatura poética na infância”
Convidados: Josiany Rodrigues e Graça Lima. Mediação: Luana Alves
Local: Palco Newton Baiandeira
18h30 – Corte de Fita para abertura oficial do Flitabira 2022
Local: Palco Newton Baiandeira
19h – Abertura oficial do Flitabira 2022
Convidados: Hugo Barreto e Afonso Borges, em Itabira; Danilo Miranda e José Miguel Wisnik (em São Paulo).
Tema: “Os Rumos da Cultura Brasileira e o Legado de Drummond”
Local: Palco Newton Baiandeira
19h – Kombi Itinerante
20h – Apresentação musical – Orquestra de Câmara da Escola Livre de Música de Itabira, sob a regência do maestro Cláudio Lage. Participação dos músicos Giovane Borges (guitarra), Marquinhos Borges (contrabaixo) e Binho Borges (bateria).
Local: Palco ViJazz
20h – “Mesa Sobre os ofícios e as histórias de Itabira”
Convidados: Myriam Becho Mota e Maura Brito. Mediação: Joaquim Olegário
Local: Museu de Itabira
21h – Lançamento do vídeo “Necromance”, baseado no livro de Cacá Gontijo, com apresentação de Suely Machado, diretora do grupo de dança “Primeiro Ato”.
Local: Palco ViJazz
21h15 – Homenagem aos 120 anos de Drummond.
Leituras de poemas de Drummond por Thiago Lacerda – Convidados: Pedro Drummond, Rodrigo Lacerda, Adriano Fagundes e Tom Farias.
Local: Palco Newton Baiandeira
22h – Kombi Itinerante
Sobre o Flitabira
O 2.º Flitabira começou no dia 31 de outubro, data em que nasceu o poeta itabirano Carlos Drummond de Andrade, cujos 120 anos de nascimento o Festival celebra nesta edição. A “Maratona 24 Horas de Leitura – 120 anos de Drummond” deu início ao Flitabira, que segue até o dia 6 de novembro, promovendo lançamentos de livros, prêmio de redação, debates, exposições, apresentações teatrais e musicais, atividades para as crianças, entre outros. As atividades acontecem em formato figital, ou seja, tanto de forma presencial, na Praça do Centenário, quanto on-line, pelo canal no YouTube, Instagram e Facebook do Flitabira.
Instituto Cultural Vale
O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem sua visão de mundo e criarem novas perspectivas de futuro. Tem um importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso, fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso país, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa. São mais de 300 projetos criados, apoiados ou patrocinados em 24 estados e no Distrito Federal em execução em 2022. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios, patrocinados via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Onde tem Cultura, a Vale está. Visite o site do Instituto Cultural Vale: institutoculturalvale.org.