Barão de Cocais recebe neste sábado e domingo o projeto Encontro

Evento nos dias 13 e 14 de abril terá ações ambientais, educativas, culturais e serviços voltados para população atingida por barragens

Programação será gratuita no Santuário São João Batista (sábado) e na praça da Lagoa (domingo)

10/04/2024 – Em 2024, a lei estadual Mar de Lama Nunca Mais (Lei nº 23.291) completa cinco anos da sua promulgação com objetivo de proteger as comunidades atingidas por barragens de mineração em Minas Gerais. Para marcar esse momento, o Projeto Encontro está circulando por alguns desses municípios e chega agora a Barão de Cocais, com uma maratona de ações ambientais, educativas e culturais gratuitas nos dias 13 e 14 de abril (sábado e domingo).

O projeto, que foi lançado em Belo Horizonte e já passou por Nova Lima, é realizado pelo Ministério Público de Minas Gerais e pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

A programação acontece sábado (13) no Santuário São João Batista e domingo (14) na praça da Lagoa. Além das diversas apresentações artísticas, das ações de promoção do meio ambiente e sustentabilidade, a iniciativa ainda conta com a presença da kombi customizada do projeto, com atendimento de dúvidas, cafezinho e distribuição de materiais informativos. (Veja programação completa abaixo)

Segundo o promotor de Justiça e coordenador do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente (CAOMA) do MPMG, Carlos Eduardo Ferreira Pinto, “o objetivo do projeto é promover os laços sociais, o convívio comunitário e o respeito ao meio ambiente, de modo a fortalecer o senso de pertencimento e autoestima dessas populações, que vêm enfrentando grandes desafios”.

Já o deputado estadual Tadeu Martins Leite, presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, ressalta que a iniciativa pretende levar mais cidadania, serviços e informações a essas comunidades.

Promover o acesso à cultura, saúde, lazer e esporte, nas diversas atividades que serão promovidas para os moradores destes municípios, é papel fundamental do Poder Público, que deve buscar cada vez mais se aproximar e levar resultados concretos para o cidadão“, afirma

PROGRAMAÇÃO PERSONALIZADA

Entre as atrações do Projeto Encontro em Barão de Cocais, um destaque é o Projeto Moradores, do coletivo NITRO+Alicate. Trata-se de um movimento de ocupação urbana que registra as pessoas da cidade com fotos, vídeos, depoimentos locais e transforma esse material em diferentes conteúdos multimídia. No sábado, haverá a exibição de um filme do projeto e no domingo uma exposição montada na Praça da Lagoa. Também no domingo, além de fanfarra da cultura popular, forró ao vivo e hip hop, haverá a apresentação teatral do Grupo Maria Cutia com o espetáculo Auto da Compadecida.

SOBRE O PROJETO ENCONTRO

O Projeto Encontro é uma iniciativa do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente (CAOMA), em parceria com a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e prefeituras. O projeto tem produção do Centro de Intercâmbio e Referência Cultural (CIRC).

Ele é executado por meio da Plataforma Semente, com recursos de medidas compensatórias ambientais direcionados pelos Promotores de Justiça do MPMG. A Plataforma Semente é uma iniciativa do MPMG com o CeMais para a execução de projetos socioambientais em Minas Gerais. Ao longo de toda a execução, o Projeto Encontro será monitorado por uma equipe multidisciplinar do CeMais.

KOMBI SUSTENTÁVEL

O Projeto Encontro conta com uma mascote’ sustentável: a kombi retrô customizada que servirá de ponto de apoio para o MPMG e demais órgãos ligados à defesa do meio ambiente prestarem atendimentos pontuais às pessoas. A identidade visual da kombi foi criada pelo artista visual Conrado Almada, que trouxe ícones e símbolos regionais para compor a customização do veículo, como as cachoeiras e veredas, o trem e os coretos, o lobo-guará e a siriema, a religiosidade e a diversidade de manifestações culturais.

O veículo é equipado com painel de energia solar, uma mini sala de leitura e recepção em seu interior, além de uma estante onde ficarão materiais didáticos e informativos sobre conscientização, sustentabilidade e cidadania ambiental. Ela foi adaptada também para comportar uma minicafeteria, criando assim um espaço de convivência entre os participantes do Encontro.

PROGRAMAÇÃO PROJETO ENCONTRO EM BARÃO DE COCAIS

13 DE ABRIL (SÁBADO) – 19H | SANTUÁRIO SÃO JOÃO BATISTA

(Em caso de chuva, o evento será transferido para a Câmara Municipal de Barão de Cocais)

18h – Abertura do “Projeto Encontro”

19h – Exibição do filme “Moradores – Barão de Cocais”

+ Varal fotográfico Moradores Barão de Cocais, apresentação da Banda de Música Santa Cecília, quitandeiras “Detentoras do Saber” e distribuição de pipoca!

14 DE ABRIL (DOMINGO) – 8H ÀS 19H | PRAÇA DA LAGOA

8h – Caminhada: saída da Praça da Lagoa até a Cachoeira Água Fria (3km).

9h – Aula de Zumba, com Lucas Jezz.

9h às 12h – Atendimento para abertura de MEI / Rua de Lazer, com Grupo Atrás do Pano.

9h às 16h – Serviços oferecidos gratuitamente à população (Ministério Público de Minas Gerais, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Corpo de Bombeiros de MG, Resgate Voluntário, cabeleireiro/corte & trança, distribuição de pipoca e algodão doce)

09h às 19h – Exposição “Moradores | Barão de Cocais” / Feira de alimentação e artesanato

9h30 às 11h30 – Autocuidado e criatividade: roda de conversa e oficina de velas. Parceria: CPCD – Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento.

10h – Kombi Literária: Contação de Histórias Infantis, com Paula Renata.

11h30 às 13h – Forró ao vivo, com Trio Raiz

13h às 15h – Slackline, com Drope Slack.

13h – Fanfarra Sintonia Ritmada São Benedito, com participação especial do Bonecão da Maria Jumenta

14h – Contação de Histórias Infantis, com Paula Renata.

14h – Autocuidado e saúde da mulher – roda de conversa e oficina de tinta de terra. Parceria : CPCD – Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento

15h30 às 17h30 – Palco Hip Hop Conexões

16h30 – Contação de Histórias Infantil, com Quintal da Guegué

17h30 – Espetáculo “Auto da Compadecida”, com Grupo Maria Cutia