Projeto que une cultura e conscientização ambiental traz teatro gratuito a Minas Gerais
Democratizar o acesso à cultura é o objetivo principal do “Arte Na Estrada – Teatro para Todos”, que passa por Minas Gerais em agosto com apresentações gratuitas em espaços públicos. A arena itinerante passou pelos municípios de Nova Lima e Sabará e agora segue para Santa Bárbara, onde fica entre os dias 16 e 19. O destino seguinte será o município de Crixás, em Goiás. “A ideia é ir ao encontro das pessoas. Levar arte até onde elas estejam”, diz Chico Simões, artista com mais de 30 anos de carreira e que subiu ao palco mais de 2500 vezes trabalhando como mágico, bonequeiro, palhaço e ventríloquo.
O projeto tem três atrações teatrais diferentes. A companhia Teatro do Grande Urso Navegante apresenta a peça “O Passe e o Gol”, que propõe discutir o relacionamento entre irmãos, abordando questões como coletividade, respeito às diferenças e o cuidado com a natureza. Já o grupo Musiclowns encena o espetáculo “Raios de Sol”, que conta a história dos dois últimos palhaços sobreviventes do mundo. Eles se encontram em meio ao lixo e embarcam em uma aventura sustentável pela reconstrução da humanidade. A programação inclui ainda a peça “O Romance do Vaqueiro Benedito”, de Chico Simões. Ela narra a história de Benedito, Margarida e o boi Estrela, que fogem de uma fazenda e buscam se estabelecer entre a comunidade que forma a plateia.
Os participantes – adultos e crianças – poderão também acompanhar palestras e oficinas de reciclagem. Na atividade para o público infantil, será ensinada a compostagem doméstica – e a criançada vai levar para casa um vasinho com o resultado da experiência. A programação terá apresentações teatrais, oficinas de reciclagem, palestras de conscientização ambiental e sessões de cinema (veja as datas abaixo).
As apresentações ocorrem em uma arena itinerante, montada especialmente para os espetáculos, com capacidade para 250 pessoas sentadas. Aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, o “Arte Na Estrada – Teatro para Todos” tem realização do Ministério do Turismo e da Ala Comunicação e patrocínio da AngloGold Ashanti. As ações ocorrem com apoio das prefeituras municipais.
Sobre a AngloGold Ashanti Brasil
A AngloGold Ashanti é a indústria mais longeva do País, com 187 anos de atuação, e uma das maiores produtoras de ouro do Brasil, com 13 toneladas em 2021, o que corresponde a 17% da produção global do grupo. Possui minas e plantas metalúrgicas e de beneficiamento nos Estados de Minas Gerais e Goiás, adotando as mais modernas tecnologias com foco em segurança e na prática de uma mineração responsável. Com cerca de 5 mil empregados diretos, atua ainda nos segmentos de energia, ácido sulfúrico e gestão imobiliária. Comprometida com o desenvolvimento das regiões onde atua, a empresa investiu mais de R$ 20 milhões em ações sociais apenas em 2021, fomentando a cultura, a educação, o esporte e o empreendedorismo local. O grupo AngloGold Ashanti tem sede em Johannesburgo, na África do Sul, e atuação em 8 países, com 10 operações.