Evento acontece na praça São José
A sexta-feira, 12 de maio, foi de muita alegria e descontração no primeiro dia do 2º Festival do Pastel de Angu de Passabém, evento realizado pela Prefeitura, Secretaria Municipal de Educação e comunidade escolar, na praça São José.
Mesa de honra na abertura do evento: vice-prefeito Kleber Batista “Bebinho”; secretária municipal de Educação, Viviane Oliveira; diretora da Escola Estadual Luiza dos Santos Ferreira, Vânia Basílio e o prefeito Ronaldo Sá
A festa, que tem o propósito de divulgar e agregar mais valor ao quitute, que está desde 2021 em processo de cadastro e avaliação pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha), podendo receber o título de Patrimônio Cultural do Município, foi aberta pelo prefeito Ronaldo Agapito de Sá (PL), que deu boas vindas aos alunos, professores e coordenadores, equipe do governo e público em geral. Ele também falou da importância do evento para a valorização da cultura da cidade.
Apresentações dos alunos
Logo em seguida, equipe escolar e alunos do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) da Mônica, da Escola Municipal Euclides de Sá e da Escola Estadual Luiza dos Santos Ferreira deram início as apresentações artísticas e divertida quadrilha.
Mais apresentações e a divertida quadrinha
Na praça, as quitandeiras preparam e comercializavam os saborosos pasteis de angu, paralela a feira empreendedora com bebidas e comidas típicas no ‘Negócios do Arraiá’, promovida por alunos coordenados por professores.
No palco, o show musical ficou por conta da banda Gilliard e Cristiano (foto).
- Festival segue neste sábado (13)
Neste sábado, dia 13, a segunda edição do festival segue com os sabores dos pastéis de angu, apresentações dos alunos, quadrilha e cômico casamento na roça, feira empreendedora e show com Amanda Garcia, a partir das 21h.
- Pastel de Angu; Patrimônio Cultural do Município
O Festival do Pastel de Angu busca divulgar e agregar mais valor ao quitute, que está desde 2021 em processo de cadastro e avaliação pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha), podendo receber o título de Patrimônio Cultural do Município. O reconhecimento significa maior pontuação no ICMS Cultural e repasse de mais recursos do Governo Estadual para proteção da iguaria e valorização da mesma nos aspectos históricos, culturais, turísticos e gastronômicos.
Passabém já conta com 12 bens protegidos, os quais compuseram o calendário 2022. O tradicional pastel será mais um patrimônio cultural a entrar nesta relação.
Matéria relacionada: