“Cantaremos Itabira” é o tema desta edição que homenageia José Assunção de Carvalho, pintor primitivista que escolheu Itabira para passar a maior parte de sua vida
8/6/2023 – Inspirado na Canção de Itabira de Carlos Drummond de Andrade à Zoraida Diniz, o 49° Festival de Inverno promete este ano. Com palcos temporários e que ocuparão vários pontos da cidade, o evento gratuito produzido pela Prefeitura de Itabira e pela Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade( FCCDA) será realizado entre os dias 2 e 16 de julho.
Grandes nomes da música brasileira passarão pela cidade, como Alcione, Pitty, Jorge Aragão, Nenhum de Nós, Chico César, B-Negão, Melim, Nenhum de Nós e Expressão Ativa. O público esperado para os 12 dias de evento é de 50 mil pessoas, aproximadamente.
O homenageado desta edição será o pintor primitivista que escolheu Itabira para passar a maior parte de sua vida, José Assunção de Carvalho. Ele nasceu em 15 de agosto de 1911 em São Domingos do Prata-MG e, se estivesse vivo, completaria 112 anos neste ano. Um homem plural que exerceu diversas atividades profissionais. Foi lavrador, barbeiro, ajudante de mascate e caixa de bar. Em 1953 começou a pintar estandartes sob encomenda.
De acordo com o superintendente da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade, Marcos Alcântara, o tema “Cantaremos Itabira, a Itabira Cultural que queremos ?!” tem como objetivo dar palco para grandes expressões artísticas que encenam a riqueza do nosso potencial enquanto povo itabirano, enquanto povo brasileiro.
“Cantaremos Itabira é muito além de um convite à expressão musical, é um chamado para nossa cidade subir ao palco, emergir em evidência, anunciando ao Brasil e ao mundo todas suas potencialidades, nas mais variadas formas de expressão. O 49° Festival de Inverno de Itabira quer destacar os artistas itabiranos em pé de igualdade com outros grandes artistas do nosso país, por entender Itabira como uma joia na coroa da cultura do Brasil”, afirmou o superintendente.
O 49° Festival de Inverno de Itabira contará com os palcos:
-Canta Itabira: para as atividade locais, sendo um palco multiuso visando trazer a tona as diversas manifestações culturais;
– Rock no Paredão da Rua Tiradentes: com o melhor do cover;
– Descentraliza nos bairros da cidade;
– Espaço de artes plásticas José Assunção de Carvalho Foyer e Galeria da FCCDA;
– Brasil: para a universalização da cultura com grandes nomes da cena nacional.
O prefeito, Marco Antônio Lage, reforçou que o Festival de Inverno de Itabira possibilita a universalização e promoção da cultura local aos itabiranos e turistas e intensa movimentação econômica, tornando-se marca forte na região como um grande evento cultural de importância que vai bem além das fronteiras de Itabira.
“A gente teve relatos maravilhosos de comerciantes no ano passado. Gente que vendeu 99% dos produtos que levou para os espaços de evento; rede hoteleira, comércio em geral, motoristas de aplicativo, taxistas, ou seja, toda uma cadeia que é movimentada a partir do estímulo às manifestações culturais. É um investimento que vai muito além do entretenimento e que coloca Itabira no circuito do grandes festivais do Brasil”, comenta o prefeito.
O 49° Festival de Inverno de Itabira será composto de oito oficinas, quatro vivências literárias, cinco vivências infantis, cinco espetáculos, três apresentações de congado, 20 shows, dois concertos, três performances poéticas, cinco mostras audiovisuais e três exposições.