O sonho de morar na casa própria está perto de ser realidade para novas famílias de Itabira. A partir da próxima segunda-feira (15), a Prefeitura e a Caixa Econômica Federal (CEF) definem, por meio de sorteio, as famílias que vão receber as chaves dos 400 apartamentos construídos nos bairros Fênix, Abóboras e Barreiro. Essa etapa será feita no Ginásio Poliesportivo Maestro Silvério Faustino (Centro) em três dias seguidos – um para cada conjunto habitacional.
Após os sorteios, as instituições definirão a data de entrega das chaves aos moradores, esperada entre 30 e 40 dias após essa fase. O trâmite obedece os ritos do programa federal, que faz uma análise criteriosa de cada sorteado e das construções. Segundo a Secretaria Municipal de Assistência Social, pelo menos 60 famílias pré-selecionadas foram desclassificadas por situações como renda superior à exigida (até R$ 1.800 por mês), ter um imóvel ou contratação paralela de financiamento habitacional.
No final de junho, a secretária de Assistência Social, Maria Marli de Oliveira Martins Rosa, acompanhada do secretário de Governo, Ilton Magalhães, e do assessor de Comunicação, Ricardo Guerra, se reuniu com a gerência da CEF em Itabira, ocasião em que discutiram, por videoconferência, o tema com representantes da regional do banco em Governador Valadares.
Os condomínios têm 128 unidades tanto no Fênix quanto no Abóboras, e 144 no Barreiro, com apartamentos de 45 m² e dois quartos. A conquista foi anunciada por Ronaldo Magalhães em 2018, com um investimento de R$ 35 milhões.