ENTRE LINHAS

Redução

A discussão pela redução do número de vereadores empolga, mas esbarra em interesses plausíveis. Um deles surfa na onda de defender a reestruturação da máquina pública, gastando-se menos com os agentes políticos, onde entra a redução de cadeiras no parlamento. A outra parte, a contrária, também tem voz ativa, ao apontar que ao reduzir, limita-se a participação popular e o mais importante, centraliza poder em uma minoria. Está lançado o debate.

O básico

As cidades do interior, principalmente as que têm como receita principal tributos repassados a cada dezena pelos governos Estadual e Federal, como o Fundo de Participação dos Municípios (FPM), estão se destacando ao canalizar atenção a dois setores, saúde e educação. O exemplo é São Sebastião do Rio Preto, com população de 1.520 pessoas (IBGE-2018) que acaba de ser reconhecida pelo Ministério da Saúde com nota boa em eficiência da Unidade Básica de Saúde (UBS).

Bomba

O pedido do primeiro secretário da mesa diretora da Câmara de Itabira, André Viana (Podemos), de nomear uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar o cumprimento das 52 condicionantes acordadas entre Município de Itabira e Vale em 2000 (há 19 anos) acende o estopim de uma bomba. Sabe-se que as ações envolveram a aplicação de milhões de reais em ações por toda a cidade e que nem tudo foi como deveria ter sido…

Esquema

A Polícia Civil de Minas acaba de enviar ao Ministério Público o inquérito que apurou desvios de materiais de construção da Ação Social de Itabira nos anos de 2013 e 2014 que seriam destinados a cidadãos carentes do distrito itabirano de Senhora do Carmo. A ação envolve o ex-vereador José Mauro de Oliveira, Mateus Henrique Assis (assessor de José Mauro) e o atual vereador Reginaldo das Mercês Santos, autor das denúncias e administrador do distrito na época. Eles foram indiciados por peculato (desvio de dinheiro público) e associação criminosa.

As primeiras denúncias foram publicadas pelo Folha Popular na edição 607, de 9 a 15 de junho de 2016, com o título “Vereador eleito pelo distrito do Carmo é alvo de denúncia por favorecimento”.

IPVA

É grande a porcentagem de carros circulando com o IPVA atrasado há mais de dois anos, média de 31%, na microrregião, um rombo de R$ 7 milhões. provocado nos cofres públicos.

As informações, conforme dados da Secretaria de Estado de Fazenda (SEF), ilustram matéria nesta edição.

Publicado na edição 685 do Folha Popular