Encontro das ACE’s discute a implantação de APL Turístico para a região

As 11 associações comerciais do Médio Piracicaba que integram o movimento do Plano Regional de Desenvolvimento se reuniram na noite de segunda-feira, 11 de junho na cidade de São Gonçalo do Rio Abaixo. O presidente da Acita – Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agropecuária de Itabira, Eugênio Müller, mediador do encontro, apresentou um conteúdo com uma proposta para a implantação de um APL, Arranjo Produtivo Local no segmento de turismo, uma iniciativa que pode fortalecer o desenvolvimento econômico da região.

A Aciasgra, Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviço de São Gonçalo do Rio Abaixo, foi a anfitriã do encontro. O presidente Agilson Lúcio Costa destacou a importância dessas reuniões do grupo, onde os resultados são satisfatórios e torna as Associações Comerciais (ACE’s) cada vez mais fortes. A Aciasgra ainda apresentou os trabalhos realizados pela entidade ao longo do ano.

Na pauta do encontro também estava a discussão dos resultados econômicos gerados pela greve dos caminhoneiros. A ideia é contabilizar as perdas com o movimento e divulgar os números, mostrando as consequências com a paralisação.

Durante o evento foi apresentado como caso de sucesso um modelo de APL turístico implantado na Serra Gaúcha, no Rio Grande do Sul, com o apoio do Sebrae. O Arranjo é um modelo que deu certo e serve de inspiração para a implantação em outros locais.

Segundo Eugênio para que as cidades consigam criar um APL é necessário unir variados setores e instituições buscando um modelo que atenda a necessidade das cidades do Médio Piracicaba. O presidente da Acita destacou ainda a necessidade de buscar novas fontes de trabalho e renda na região, já que a economia dos municípios integrantes do Plano de Desenvolvimento são similares, com a economia voltada para a extração mineral e como o minério é finito surge a necessidade de diversificar a economia, buscando outras formas de gerar renda.