O prefeito Marco Antônio Lage (foto) foi conferir, nesta quinta-feira (4), o retorno das atividades de reciclagem na Empresa de Desenvolvimento de Itabira (Itaurb). Em companhia de Danilo Alvarenga Freitas, diretor-presidente da Itaurb e dos secretários Gabriel Quintão (Governo) e Denes Lott (Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente), o prefeito visitou a Central de Resíduos e Reciclagem (Triagem), no bairro Bela Vista.
Paralisada desde o início da pandemia do novo coronavírus (covid-9), a reciclagem da Itaurb movimenta cerca de R$ 600 mil reais por mês.
“A Itaurb vem sofrendo com vários problemas e o reinício da reciclagem é um orgulho, já que Itabira foi referência nacional, perdendo apenas para Curitiba. Então, temos esse objetivo. É importante ressaltar que estamos atentos a todos os procedimentos de segurança contra a covid-19, além da proteção individual para trabalhar aqui”, explicou Danilo Alvarenga. Além disso, segundo o diretor-presidente, a Itaurb deixou de arrecadar, aproximadamente, sete milhões nos últimos meses.
Durante a visita, o prefeito apreciou algumas peças produzidas com materiais reciclados, como cadeiras de plástico e papelão, bancos de pneu e ferro. “São símbolos que representam o valor que a Itaurb tem para a sociedade. O valor que tem como geradora de emprego, saúde pública, sustentabilidade e desenvolvimento social por meio do trabalho com cooperativas e associações para geração de trabalho e renda”, analisou Marco Antônio Lage.
“Estamos comemorando 35 anos e a Itaurb merecia uma grande festa pelo que já representou para Itabira e para o Brasil. Mas, agora, infelizmente, tem a pandemia e não temos dinheiro pra fazer festa. Neste momento, vamos arregaçar as mangas e trabalhar para reconstruir a Itaurb. No próximo ano, vocês já verão as grandes mudanças ocorridas aqui e iremos comemorar outros aniversários”, finalizou o prefeito Marco Antônio Lage.