Em noite de chuva forte, Itabira registra mais de 45 ocorrências e remoção de famílias

Foram mais de 15 registros de barrancos que desabaram em residências

Defesa Civil pede para que solicitações sejam feitas prioritariamente via WhatsApp

Ainda em alerta vermelho por causa de chuvas excessivas em Itabira, a Defesa Civil do município registrou mais de 45 atendimentos somente nesse sábado (8). Até o fim da noite de ontem, segundo informações da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Comdec), 14 pessoas foram acondicionadas em abrigos, mais de 30 famílias aguardam em casas de parentes para serem alocadas em abrigos e 15 registros de barrancos que desabaram em residências (estas solicitações ainda estão em andamento).

“Estamos com muitas solicitações e estamos nos esforçando para atender todas. A equipe completa está em campo. Para otimizar os atendimentos, pedimos para que as pessoas, quando possível, façam a solicitação por meio do WhatsApp, encaminhando o nome completo, uma foto do local e endereço completo”, pede a coordenadora da Compdec, Nilma Castro.

A Travessa Totonho Ramos, na Vila Paciência, ficou alagada

Segundo ela, com essas informações encaminhadas por escrito no WhatsApp agiliza o trabalho da equipe e permite uma avaliação prévia do grau de intensidade e da gravidade da ocorrência.”Peço para que evitem mandar áudios e também ligações pelo aplicativo”, completou.

  • Confira os telefones para atendimento:- (31) 3839-2147- (31) 98294-6273 (Plantão/WhatsApp)- 199 (Plantão)

Interdição

O trânsito de Itabira também tem sofrido com a quantidade de chuvas. De acordo com a Superintendência de Transporte e Trânsito (Transita), nove vias precisaram de sinalização e interdição. Foi realizado o fechamento total em um trecho da avenida Cristina Gazire e sinalizado um buraco na avenida Daniel Jardim de Grisolia. Ainda, a avenida Osório Sampaio foi interditada no trecho de mão única (sentido Caminho Novo) devido à queda de uma árvore.

Grande parte dos deslizamentos de terra acontece devido a ação do homem

Segundo a Transita, foi necessária a sinalização na Quintas da Rocinha, também por causa de uma árvore. A rua BW13, no bairro Gabiroba, precisou de sinalização após um deslizamento de barranco. O mesmo aconteceu com a rua Daniel Jardim de Grisolia, no bairro Hamilton.

A Travessa Totonho Ramos, na Vila Paciência, ficou alagada e também foi sinalizada. Além disso, parte da fiação de telefone ficou pendurada na Vila Santa Izabel, a sinalização de risco foi feita no local com cones. Outras ocorrencias estão sendo registradas a todo momento.

Algumas vias rurais também foram prejudicadas por conta das chuvas. A estrada que liga o distrito de Senhora do Carmo e Ipoema tem trechos com inundações. O trecho entre Ipoema e Bom Jesus do Amparo foi interditado devido a um deslizamento de terra e queda de árvores sobre a fiação. O mesmo aconteceu na via que liga Ipoema a Itabira. Atenção redobrada para os motoristas que estão trafegando nesta região.