Em menos de dois meses, Casa de Apoio recepciona quase mil pacientes

Cantina da Casa de Apoio: local oferece de forma gratuita hospedagem e alimentação para pacientes e acompanhantes

  • Em Belo Horizonte

Com menos de dois meses de implantação, a Casa de Apoio ao itabirano, Pousada Piauí, já atendeu 887 pacientes e acompanhantes, que realizam tratamento de saúde em Belo Horizonte. Desde novembro deste ano, a Prefeitura de Itabira conta com um imóvel em que eles podem pernoitar até o momento da consulta ou tratamento. Antes da implantação da unidade, os pacientes viajavam e chegavam exaustos e permaneciam na porta do hospital até serem atendidos ou terem condições de retornarem para casa. O serviço foi reativado depois de cinco anos.

A Casa de Apoio acolhe pacientes, em sua maioria, que necessitam de atendimentos de alta complexidade, como radioterapia, cateterismo, arteriografia, entre outros, como oncológicos. Eles são encaminhados à capital pelo setor de Tratamento Fora do Município (TFD), regulado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

O local oferece um espaço para descanso e acolhimento, enquanto os pacientes aguardam por consultas, procedimentos médicos e transporte dentro de Belo Horizonte e de volta para a cidade. Muitos deles dormem na Casa de Apoio e de manhã, seguem para a consulta ou exames. Em algumas situações, eles passam por bateria de consultas pela manhã e à tarde, iniciam o tratamento, podendo, se necessário, pernoitar ou viajar à noite. Antes da casa, eles ficavam aguardando ao relento, por conta própria.

Com capacidade para receber até 300 pessoas por mês, a Pousada Piauí oferece alimentação em dois períodos, transporte para os hospitais, serviço completo de hospedagem e uma sala equipada com TV. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, desde a sua inauguração, a média enviada por Itabira a Belo Horizonte é de 40 pacientes por dia em Belo Horizonte.

A inauguração aconteceu no início de novembro, após sucessivas cobranças dos vereadores, em especial do petebista Sidney Marques Vitalino Guimarães “do Salão” durante as reuniões na Câmara Municipal.

A instituição, que fica na rua Célio de Castro, bairro Floresta, funciona todos os dias da semana, inclusive aos sábados e domingos. O serviço de TFD pode ser acionado pelo cidadão pelo telefone 3839-2501, que também é número de WhatsApp. O horário de atendimento é das 7h às 16h, de segunda a sexta-feira.

Matéria publicada na edição 479 do Folha Popular