“Vamos defender a perenidade do plano, avaliar custos, ampliar a carteira de clientes”, destaca André Viana
09/05/2025 – O presidente do Sindicato Metabase de Itabira e Região, André Viana Madeira, foi empossado nesta quinta-feira (8) na presidência do Conselho Administrativo do Plano de Saúde dos Aposentados e Pensionistas da Vale (Pasa). O itabirano, que também ocupa a cadeira no Conselho de Administração da Vale, foi eleito por unanimidade de votos. A condução ao cargo aconteceu pela manhã, na sede da entidade no Rio de Janeiro.
O plano também administra a Assistência Médica Supletiva (AMS), plano corporativo dos empregados da Vale no Brasil e juntos, são responsáveis pela assistência à saúde de mais de 238 mil pessoas, entre empregados, aposentados, pensionistas e seus dependentes.
De acordo com informações do sindicato, o Pasa movimenta aproximadamente R$ 650 milhões por ano para garantir a assistência à saúde de seus beneficiários em todas as cidades estados onde a Vale atua.
O mandato tem duração de quatro anos, iniciando-se em maio de 2025 e se estendendo até 2028.
Apoios imprescindíveis
Para sua condução ao cargo, Viana contou com o apoio e voto dos representantes da Vale, além de entidades sindicais como o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias dos Estados do Maranhão, Tocantins, Amapá e Pará (Stefem/MA-TO-AP-PA) e o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias dos Estados do Espírito Santo e Minas Gerais (Sindifer-ES/MG).
Outro apoio decisivo veio da Associação dos Aposentados, Pensionistas e Empregados das Empresas Patrocinadoras da Valia (Aposvale), reflexo da boa articulação do líder sindical itabirano com diferentes setores representativos dos trabalhadores, aposentados e pensionistas da Vale, inclusive com os representantes da mineradora.
O sindicalista assume o novo cargo se comprometendo a buscar mais benefícios por menos custos para o cliente Pasa e AMS. “Vamos defender a perenidade do plano, avaliar custos, ampliar a carteira de clientes, inclusive de outras mineradoras, e reduzir os percentuais de reajuste anual do plano dos aposentados”, destaca André Viana.
A intenção do representante do itabirano no conselho é ainda se aproximar mais da Vale e por meio de diálogo, buscar melhorias, em especial para as regiões com déficit no atendimento. “Precisamos expandir o alcance do Pasa em regiões onde a empresa atua e que hoje sofrem com déficit de atendimento”, afirma André Viana.
Papel do Conselho Deliberativo
O Conselho Deliberativo do Pasa é um órgão colegiado cuja principal função é tomar decisões estratégicas e deliberar sobre questões de grande relevância para os assistidos.
É formado por representantes de suas entidades fundadoras: Metabase de Itabira e Região, Sindfer, Stefem, Aposvale e Vale S/A.
Os membros do conselho são selecionados com base em sua experiência e capacidade de contribuição, visando aprimorar a governança e a estratégia da organização.
As reuniões acontecem regularmente ou conforme necessidade, tomando decisões coletivas que impactam diretamente a gestão assistencial do plano.
Entenda o Pasa e a AMS
O plano Pasa é uma operadora de saúde de médio porte, regulada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), na modalidade autogestão.
Criado para atender ex-empregados da Vale, o Pasa oferece serviços médicos, hospitalares e odontológicos por meio de uma rede credenciada de hospitais, clínicas e laboratórios. Conta ainda com telemedicina, acompanhamento especializado e descontos em medicamentos, além de programas de prevenção à saúde.
Já a Assistência Médica Supletiva (AMS) é o plano de saúde dos empregados ativos da Vale, também regulamentado pela ANS, garantindo cobertura médica e hospitalar em diversas especialidades. O AMS possibilita acesso a consultas, exames, internações e procedimentos médicos, além de programas de promoção à saúde e prevenção de doenças.
Para saber mais
Somados aos empregados da Vale, familiares e dependentes, o número de assistidos salta para 238 mil vidas.
As principais regiões de atuação do Pasa são: Itabira – 6.397; Vitória– 4.873; Belo Horizonte – 4.151; Rio de Janeiro – 3.745; Vila Velha – 3.390; São Luís/MA – 3.226; Serra/ES – 1.805; Mariana – 1.297.