Notícia foi dada ao prefeito Marco Antônio Lage e ao secretário de Desenvolvimento Econômico, Vinícius Rocha, durante visita a sede da universidade, no Sul de Minas Gerais
O desenvolvimento da Unifei Itabira e seus impactos para o presente e o futuro do município estiveram na pauta de uma ampla agenda cumprida pelo prefeito Marco Antônio Lage e secretário de Desenvolvimento Econômico, Vinícius Rocha, no final da última semana, em Itajubá, Sul de Minas Gerais. Os representantes da Prefeitura foram recebidos pela Reitoria da universidade e alinharam os próximos passos para prosseguimento do projeto em Itabira.
Marco Antônio e Vinícius Rocha foram recebidos pelo reitor Edson Bortoni e pelo vice-reitor Antônio Carlos Ancelotti Júnior, além da pró-reitora de Extensão, Giselle Queiroz, e outros diretores e professores da Unifei. Eles conheceram todo o campus de Itajubá e diversas áreas de produção de conhecimento, pesquisa e projetos da universidade.
Vários temas foram discutidos, entre eles, uma maior proximidade da Unifei com os demais níveis da educação pública de Itabira e uma nova guinada da universidade em seu propósito de propulsora da diversificação econômica da cidade. As duas partes acertaram agendas com a mineradora Vale e o Governo Federal, por meio do Ministério da Educação, para discutir a ampliação do campus e a instalação de novos cursos. Também avançaram em pontos para a concepção do Centro de Empreendedorismo da Unifei (CEU), que já possui recursos garantidos, e do Centro de Inovação, em discussão na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.
Um dos passos alinhados é a criação de uma pós-graduação em tecnologia aplicada à medicina. O curso será desenvolvido pela Unifei e vai acompanhar uma das vocações para a sustentabilidade de Itabira, que é a área da Saúde. A expectativa é de que a especialização seja oferecida já a partir de 2024, voltada para médicos que queiram se aprofundar em novas tecnologias em suas áreas de atuação.