Itabira foi premiada na categoria “Escola Sustentável”, entre os 10 municípios de destaque do programa
A Escola Municipal Antônio Camilo Alvim faz parte do Programa Jovens Mineiros Sustentáveis, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), em parceria com as secretarias municipais de Educação e Meio Ambiente
Em evento promovido nesta quarta-feira (7), pelo Governo de Minas Gerais, alunos do 9º ano da Escola Municipal Antônio Camilo Alvim receberam homenagem pelo desempenho em ações de proteção do meio ambiente. Ao todo, 115 escolas de redes municipais foram condecoradas pelos trabalhos desenvolvidos, com envolvimento direto de 4,3 mil alunos. Itabira foi premiada na categoria “Escola Sustentável”, entre os 10 municípios de destaque do programa. Além do certificado, a escola recebeu um computador como prêmio.
A cerimônia foi realizada no Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR), em Belo Horizonte. O secretário municipal de Meio Ambiente, Denes Lott, acompanhou a solenidade e ressaltou o empenho e dedicação dos alunos e representantes das secretarias de Educação e Meio Ambiente, que se uniram em torno do evento.
“É muito importante receber este destaque e ver o trabalho ser reconhecido. Este projeto capacita professores e congrega os alunos em ações de redução de consumo de energia, consumo consciente, gestão de resíduos, cuidado com a fauna doméstica e cuidado com a natureza em geral. As práticas de educação ambiental visam melhorar o ambiente humano como um todo. A iniciativa será replicada em outras escolas do município”, afirmou o secretário.
Homenagens: as ações visam estimular a redução do consumo de água e energia na residência dos alunos e nas escolas
O evento marcou a finalização do programa Jovens Mineiros Sustentáveis. Participaram da cerimônia cerca de 450 pessoas entre autoridades, professores, diretores e alunos da rede municipal de ensino de todo o estado.
Saiba o que é o programa
O programa Jovens Mineiros Sustentáveis é uma parceria entre o Poder Executivo Estadual e as secretarias municipais de Educação e Meio Ambiente. Por meio dele, são feitos treinamentos para professores, com curso de Educação a Distância (EAD), além de realizar atividades práticas de educação ambiental para os alunos do ensino fundamental II das redes municipais. As ações visam estimular a redução do consumo de água e energia na residência dos alunos e nas escolas.
As instituições participantes recebem visitas técnicas regulares de servidores da Semad para o melhor cumprimento dos trabalhos.