Secretaria de Educação distribui nota explicando atraso do passe livre estudantil

A situação está preocupando pais que têm filhos estudam fora do bairro de domicílio

21/03/2025 – Com o ano letivo chegando ao seu segundo mês consecutivo de aulas, a Prefeitura de Itabira ainda não conseguiu liberar todos os passes livres estudantil solicitados para 2025. Já tem estudante apelando para as redes sociais para falar da dificuldade que estão tendo para acompanhar as aulas por falta de condições de locomoção. Alunos da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), campus de Itabira, são os que mais reclamam devido ao distanciamento do campus em relação a cidade. No geral, os problemas atingem principalmente quem mora mais longe.

A situação está preocupando pais que têm filhos estudam fora do bairro de domicílio. ”Oh prefeito olhe pela Educação, a passagem é essencial para nossos filhos”, escreveu uma mãe na sua rede social de Instagram.

Outra reclamou que o prejuízo já começou com a mudança no benefício, que antes era integral e agora é apenas a metade do valor.

A Secretaria Municipal de Educação reconhece que está tendo demora para liberação do benefício e soltou uma nota para justificar o atraso. A principal justificativa é com o aumento na quantidade de pedidos.

Segundo informado na nota, já foram concedidos 1.200 benefícios desde janeiro, entre renovações e novas solicitações. E cada pedido precisa ser analisado individualmente.

O programa Passe livre estudantil é destinado a estudantes maiores de 12 anos que residam há pelo menos dois quilômetros da instituição de ensino e que estejam devidamente matriculados. E contempla alunos do ensino municipal, estadual, técnico e superior.

Ainda de acordo com a nota, as análises dos pedidos têm sido feitas diariamente, com emissões de novos cartões e recargas sendo efetuadas para os estudantes imediatamente após a aprovação de toda documentação.

Subsidiada pela Prefeitura, a passagem do coletivo da Cisne segue congelada em R$ 3 até o fim do ano. Para isso, a empresa receberá em 2025 do Município R$ 55.008.080,70.

A nota na íntegra

A Secretaria Municipal de Educação (SME) informa que, desde a abertura do formulário de inscrição e renovação do benefício do Meio Passe Estudantil, as análises dos pedidos têm sido feitas diariamente, com emissões de novos cartões e recargas sendo efetuadas para os estudantes imediatamente após a aprovação de toda documentação. Desde janeiro, já foram concedidos 1200 benefícios, entre renovações e novas solicitações.

As análises dos pedidos são feitas de acordo com a ordem de chegada dos formulários, tendo a SME um prazo de até 20 dias úteis para responder aos requerimentos de acordo com o quantitativo solicitado pelos alunos.

O comunicado sobre as liberações do benefício são realizadas por e-mail. Vale ressaltar que as documentações incompletas e cadastros preenchidos de forma errada carecem de nova análise e geram um novo prazo para a liberação.