Foto: Premiação ampliou acervo da Escola Municipal de Pacas
Duas centenas de livros novos, de autores renomados, para leitores de todas as idades. Este foi o presente recebido por duas instituições são-gonçalenses no início deste ano: a Escola Municipal de Pacas e a Casa do Aprender.
O acervo foi entregue literalmente em forma de presente. “Quando cheguei na escola tinha uma caixa me esperando. Foi uma surpresa enorme e saí pulando pela cidade ao perceber que tinha um tesouro nas minhas mãos”, lembra a coordenadora pedagógica Jamile Cristina Linhares.
A premiação foi fruto de um curso on-line de mediação de leitura ofertado pelo Laboratório Emília e a Fundação Itaú Cultural. Jamile foi uma das alunas, e, ao final da formação, apresentou justificativa ressaltando os motivos para receber 100 livros. “Justifiquei que somos uma escola de zona rural onde a maioria dos alunos tem acesso à leitura na escola, além da oportunidade de se trabalhar práticas de leitura, escrita e oralidade”, enfatiza Jamile.
A coordenadora só tomou conhecimento da contemplação quando os livros foram entregues. Ela se declara apaixonada pela leitura por acreditar no poder transformador dessa prática. “A leitura é a porta de entrada para o ser humano. Quem lê, pensa, questiona, tem argumentos e sabe fundamentar”, defende Jamile.
Já a pedagoga e coordenadora da Casa do Aprender, Joana Darc Aparecida Vieira de Souza, justificou que a instituição possui considerável relevância no município por atuar como extensão da Secretaria Municipal de Educação. “Nosso trabalho é fazer mediação de leitura e mostrar a todos que podemos viajar sem mesmo sair do lugar através da leitura”, complementou Joana em sua justificativa para receber a premiação.