Santa Maria tem primeiro dia de retorno às aulas presenciais sem contratempo

Entre as medidas implantadas neste retorno físico, no formato híbrido, cada sala de aula irá funcionar com capacidade de 50% de sua capacidade

A nova fase do ensino presencial na rede municipal de Santa Maria de Itabira começou nesta segunda-feira, 13, incluindo os alunos da zona rural. Segundo a secretária de Educação, Renata Duarte Tomaz, não houve nenhum incidente no primeiro dia de aula. “Hoje é o primeiro dia. Amanhã poderemos avaliar melhor, mas já olhei em cada escola e disseram que estava tudo muito tranquilo. Só tivemos dois alunos que compareceram e que não estavam confirmados para as aulas presenciais, mas isso não é um problema”, analisou ela.

Mais de 300 alunos, cerca de 30%, foram confirmados para o retorno presencial, embora, no primeiro dia, o comparecimento tenha ficado pela metade. Mas isso já era esperado, de acordo com Renata Duarte. A expectativa é de que esse número tenha um crescimento progressivo ao longo da semana. “Alguns pais ainda estão inseguros, mas acredito que quando perceberem que os colegas dos filhos estão participando sem problema, a tendência é de uma adesão maior”.

Maior escola da rede municipal na cidade, a Trajano Procópio, por exemplo, teve 203 alunos entre o total de 603 confirmados.

A secretária assegura que o retorno foi devidamente planejado e segue rigorosamente todos os protocolos de segurança, o que permite o retorno das aulas presenciais com responsabilidade.

Entre as medidas implantadas neste retorno físico, no formato híbrido, cada sala de aula irá funcionar com capacidade de 50% de sua capacidade e em escala de revezamento de turmas. A mesma medida foi estendida para o transporte escolar, que funcionará com metade da lotação restrita a alunos e monitores. Os alunos serão divididos em turmas, onde a cada semana um grupo irá comparecer pessoalmente e o outro terá aulas remotas. Serão seguidos ainda os protocolos sanitários contidos no Plano de Retorno de cada Instituição definido pelas secretarias municipais da Educação e de Saúde, além de todos os profissionais terem recebido a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Os alunos serão recebidos na entrada da unidade educacional para aferição de temperatura, higienização das mãos com água e sabão e álcool em gel ou 70 graus. Todas as escolas ainda terão o cumprimento das medidas submetidas à fiscalização municipal.

Quem não voltar, também não será prejudicado. O retorno presencial é opcional e quem permanecer no ensino remoto, continuará a receber o material impresso em casa.

O Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Dona Bia, ainda não retornou às atividades devido aos danos sofridos durante o desastre provocado pelas chuvas, em fevereiro, mas a equipe da Educação está organizando para que a unidade atenda em local alternativo, até que aconteça a reforma do local.