Evento aconteceu na Mata do Intelecto
No último sábado (27), pais, alunos e professores do Programa CRES@ARTE de Itabira se reuniram para uma tarde de oficinas, palestras e apresentações na Mata do Intelecto. O CRES@ARTE é um programa artístico-cultural que promove a educação pela arte, para alunos da rede pública municipal, do ensino fundamental II (11 a 16 anos), em contraturmo escolar, com oficinas de teatro, música, dança e audiovisual. Com mais de 20 anos de atividade, já atendeu aproximadamente 5.800 jovens em 17 escolas e produziu 140 espetáculos.
O Programa é promovido pela Prefeitura de Itabira, através da Secretaria Municipal de Educação. Os alunos participantes recebem vale-transporte para as atividades semanais e externas além de lanche durante intervalo das atividades.
Todos os anos, a equipe do programa escolhe um tema principal para nortear os trabalhos realizados pelas oficinas. Em 2022, o tema trabalhado é “Paz, como se faz”. Cada modalidade artística desenvolve as habilidades referentes ao seu componente, levando em consideração o tema principal e a forma como ele pode ser expresso na e pela arte. A culminância do Projeto ocorre na Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA) com a apresentação dos trabalhos desenvolvidos para toda a comunidade escolar.
O encontro do último sábado teve como objetivo promover um espaço de reflexão no meio familiar, sobre o tema principal trabalhado durante este ano, através da discussão sobre o assunto e vivência nas oficinas. Alvina das Graças Cruz é mãe de dois alunos, de 13 e 14 anos, da Escola Municipal Marina Bragança. Presente no encontro promovido na Mata do Intelecto, ela conta que “o CRES@ARTE é uma excelente oportunidade para tirar os adolescentes das ruas. Meus filhos estão mais disciplinados e espertos”.
Para Rosângela Amaro, professora de Dança, “o programa é de muita importância para os alunos. Na dança trabalhamos a questão da atenção, concentração, lateralidade (direita, esquerda, frente e atrás) e posições de palco. Conversamos sobre o tema principal e, por meio de dinâmicas sobre a importância dos valores comportamentais, os alunos aprendem de maneira lúdica a terem responsabilidade, compromisso, socialização, respeito com o colega, o saber ouvir, educação, empatia e solidariedade. É notável a diferença comportamental entre os alunos ao final do ano”. Sobre o encontro, a professora reforça ainda a importância da presença dos pais, já que nesta fase de pré-adolescência, ter o apoio da família é imprescindível. “A educação é que vai transformar o mundo e a sociedade para se viver melhor”, finaliza.