Escola Dona Eleonora, em Itabira: em estado de paralisação, os portões ficaram abertos para saída dos alunos na manhã chuvosa desta terça-feira (15)
Os professores da rede estadual decidem nesta terça-feira (15) proposta de greve por tempo ilimitado. O Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (SindUTE) fará uma assembleia de forma virtual e com paralisação total das atividades. O principal objetivo do encontro é discutir a campanha salarial/2022 e o cumprimento do Piso em Minas Gerais.
Segundo a diretora geral do SindUTE em Itabira, Vanderleia de Freitas, a categoria está sem reajuste desde 2017 e de lá para cá já acumula perdas salariais em torno de 80%.
Outro assunto que será tratado é o reajuste do piso nacional já liberado pelo Governo Federal. A sindicalista disse que o Governo não cumpre o Piso Salarial Profissional Nacional da Educação em Minas Gerais. “Esse é um direito nosso, conquistado com luta e estamos sendo ignorados”
O Piso Salarial foi reajustado em R$ 3.845,63. O aumento foi anunciado em 27 de janeiro e sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro no dia 4 deste mês. Mas de acordo com o sindicato, o governo Zema paga às professoras e professores da Rede Estadual apenas R$ 2.135,64.
A sindicalista ainda chama a atenção para a importância do apoio da população ao movimento, tendo em vista uma educação de qualidade. “Eu acho que nessa pandemia as pessoas já viram a falta que o profissional de educação faz e que é necessário apoiar sua luta”.