Segundo a Secretaria Municipal de Educação, os contratos administrativos foram tão somente suspensos e nenhum dos 177 servidores temporários – contratados em fevereiro e que já têm outros vínculos empregatícios – foi exonerado de suas funções.
Conforme divulgado nesta semana, a Prefeitura já sente o impacto da pandemia do novo coronavírus na arrecadação, que sofreu queda diante da redução e suspensão de atividades econômicas em todo o país. O Governo Municipal projeta, até o próximo mês de julho, uma queda de R$ 37,1 milhões na arrecadação.
Dessa forma, os recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), utilizados no pagamento dos professores, sofreram impacto significativo.
A Secretaria Municipal de Fazenda explica que 20% do que é arrecadado em tributos são direcionados ao Fundeb, como é o caso do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Ocorre que, como esses repasses sofreram queda, o Fundeb é atingido.
A Prefeitura de Itabira concentra esforços neste momento no combate ao novo coronavírus, com otimização de toda a rede de saúde, aquisição de testes rápidos e socorro às famílias que mais precisam. Todas as medidas tomadas neste momento são avaliadas com responsabilidade e o menor impacto a todos os envolvidos.