Projeto de educação para a cidadania da Assembleia Legislativa voltado a alunos do ensino médio completa 18 anos
Será realizado nesta sexta-feira (7), a partir das 10 horas, o lançamento virtual do Parlamento Jovem de Minas (PJ Minas) deste ano. O projeto de educação para a cidadania da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em parceria com a PUC Minas e câmaras municipais, continua a desenvolver em 2021, quando completa 18 anos, sua 17ª edição, iniciada no ano passado.
O lançamento do PJ Minas seria realizado inicialmente no dia 30 de abril, mas precisou ser adiado por causa da tramitação no Plenário e nas comissões do Projeto de Lei (PL) 2.442/21, que instituiu o plano Recomeça Minas, criado pela ALMG para apoiar os setores produtivos mais atingidos pela pandemia de Covid-19.
O evento nesta sexta (7) será transmitido ao vivo pela TV Assembleia e também pode ser visto pelo canal da ALMG no YouTube. Todos os envolvidos com o projeto, que em 2021 tem a participação de 123 câmaras municipais, sendo 37 delas estreantes, foram convidados a acompanhar a cerimônia.
A reunião será realizada via aplicativo Zoom e terá a participação de deputados estaduais, representantes da PUC Minas, da Diretoria-Geral Adjunta e da Escola do Legislativo da ALMG; contando também com a presença dos presidentes das 17 câmaras municipais das cidades definidas como polos regionais do projeto deste ano.
Na edição do PJ Minas 2021, elas estão distribuídas em 17 polos regionais: Alto Jequitinhonha, Conexão Sul, Médio Espinhaço, Médio Piracicaba, Metropolitano, Oeste, Sudoeste, Sul I, Sul II, Sul III, Triângulo, União Norte, Vale do Aço / Vale do Rio Doce, Vertentes, Zona da Mata I, Zona da Mata II e Zona da Mata III.
Segundo a coordenação estadual do projeto, o PJ Minas poderá ser realizado neste ano de modo híbrido, com atividades remotas e presenciais, de acordo com a realidade de cada cidade, observando todas as orientações sanitárias vigentes.