Passabém dá boas-vindas aos professores com a palestra ‘Competências socioemocionais na educação’

Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) da Mônica; aulas presenciais em toda a rede de ensino começam na segunda-feira (7)

Com o tema “Competências socioemocionais na educação”, a Secretaria Municipal de Educação de Passabém, em parceria com o Governo do Estado, promoveu uma palestra dando as boas-vindas aos educadores para o ano letivo de 2022. Ministrada pela especialista em desenvolvimento humano, Cyntia Jacob, a explanação foi realizada on-line no último dia 1º de fevereiro, pela plataforma MIT, e direcionada aos trabalhadores das redes municipal e estadual de ensino.

O encontro serviu para proporcionar uma reflexão sobre as práticas diárias na escola e na vida pessoal, mostrar empatia com os outros, manter relações positivas e tomar decisões responsáveis. “O objetivo é a capacitação para desenvolver as competências socioemocionais nas salas de aula”, explicou a supervisora de ensino da rede estadual no município, Vânia Basílio.

De acordo com a supervisora, a palestra foi extremamente importante e teve um retorno positivo dos professores. Ela destacou que durante a explanação pela plataforma MIT, a palestrante deu exemplos concretos de ações que devem ser aplicadas ao contexto da escola, colaborando para o aprendizado do próprio professor com uma reflexão da postura na vida pessoal e no trabalho.

Essa é apenas uma das ações previstas para a educação em 2022. Eventos similares deverão acontecer no decorrer do ano letivo. “Essa atividade é parte de uma formação continuada que será realizada durante todo o ano letivo de 2022 na rede municipal”, disse.

A capacitação do professor, lembra Vânia Basílio, é uma meta que está no Plano Municipal de Educação de Passabém. “Com a palestra, o Município está cumprindo uma meta e proporcionando aos professores essa formação para melhorar o aprendizado do aluno”.

O retorno das aulas na cidade está previsto para a próxima segunda-feira (7), em toda a rede municipal.

A partir deste ano, será ofertado aos alunos do ensino fundamental, do pré-primário ao quinto ano, o estudo em tempo integral. Com a implementação do novo sistema, os estudantes terão a jornada ampliada, com permanência na escola diariamente no período das 7h às 16h45. Além das aulas curriculares de origem, serão ofertadas oficinas, aulas de informática, robótica com Lego, educação física, práticas experimentais e reforço de português e matemática.

A Prefeitura de Passabém garantirá todos os materiais escolares, alimentação e uniforme para os alunos, sendo que as refeições serão elaboradas com orientação de nutricionistas.