Nova escola de tempo integral de São Gonçalo terá nome de Ioleide Araújo

Professora Ioleide deixou legado em prol da importância da educação
Foto: Álbum de Família / ACOM PMSGRA

A Escola Municipal de Tempo Integral do bairro Recreio em São Gonçalo do Rio Abaixo fará homenagem póstuma a uma ex-educadora são-gonçalense. Por meio do projeto de Lei nº 17, de 2019, de autoria do Executivo, a unidade escolar será denominada Ioleide Aparecida Pessoa Araújo.

A saudosa Ioleide acumulou longa trajetória na educação em São Gonçalo. Nascida em julho de 1974, mudou-se para o município com a família onde viveu a infância e a adolescência. Ela é ex-aluna da Escola Estadual Desembargador Moreira dos Santos, onde concluiu o curso de contabilidade. Mas decidiu ser professora e formou-se em magistério.

A paixão pela educação a motivou a estudar cada vez mais e na sequência formou-se em pedagogia, especializou-se em educação a distância, em psicopedagogia institucional e em ludoterapia infantil.

Em 23 anos de serviços prestados à educação de São Gonçalo, Ioleide lecionou nas escolas municipais de Recreio e São José e nas extintas escolas municipais Dr. Euzébio Dias Bicalho e Fernando Keles. Também exerceu outras funções como coordenadora escolar, orientadora acadêmica e secretária municipal de Educação. Após anos de luta contra um câncer, faleceu em agosto de 2016, deixando esposo e um filho.

Consta no projeto de lei que o vasto currículo de Ioleide justifica a honraria. Além disso, o nome dela ainda se faz presente no município. “Seu nome é sempre citado nos estudos e formações continuadas entre professores e coordenadores que trabalharam com ela”, justificou o projeto de lei que foi aprovado por unanimidade pela Câmara de Vereadores.