Seguindo a tendência nacional, as cidades da microrregião de Itabira avançaram no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), mas poucas cumpriram a meta de qualidade nacional estabelecida para 2019.
Os resultados foram divulgados no dia 15 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).Veja posição das cidades da microrregião na tabela.
Medido a cada dois anos, o Ideb é o principal indicador de qualidade da educação brasileira.
Em níveis gerais, o índice registrado nos anos iniciais no país passou de 5,8, em 2017, para 5,9, em 2019, superando a meta nacional de 5,7, considerando tanto as escolas públicas quanto as particulares. Nos anos finais do ensino fundamental, do 6º ao 9º ano, avançou de 4,7 para 4,9. No entanto, ficou abaixo da meta fixada para a etapa, 5,2. No ensino médio, passou de 3,8 para 4,2, ficando também abaixo da meta, que era 5.
O Ideb é calculado com base em dados de aprovação nas escolas e de desempenho dos estudantes no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb). O Saeb avalia os conhecimentos dos estudantes em língua portuguesa e matemática. O índice final varia de 0 a 10.
O índice tem metas diferentes para cada ano de divulgação e também metas específicas nacionais, por unidade da federação, por rede de ensino e por escola. A intenção é que cada instância melhore os índices para que o Brasil atinja o patamar educacional da média dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
Em termos numéricos, segundo o Inep, isso significa progredir da média nacional de 3,8, registrada em 2005 na primeira fase do ensino fundamental, para um Ideb igual a 6 em 2022, ano do bicentenário da Independência. Para os anos finais do ensino fundamental, a meta nacional é 5,5 e, para o ensino médio, 5,2. Esta é a penúltima divulgação do Ideb antes do fim das metas previstas. A próxima será em 2022, referente a 2021.
Municípios abaixo da meta
Com o avanço do tempo, as metas ficam também mais ambiciosas e mais escolas acabam ficando para trás. No ano passado, menos municípios conseguiram cumprir as metas sugeridas, como é o caso de Bom Jesus do Amparo, que tinha como meta em 2019 para a 4ª série, ou 5º ano, 6,1 pontos, mas alcançou 6,0. Outra cidade é São Gonçalo do Rio Abaixo, que, mesmo com média alta nos anos iniciais, 7,1, não atingiu a meta de 7,5.
As séries iniciais em Itabira, Santo Antônio do Rio Abaixo, Catas Altas, Santa Maria de Itabira bateram a meta conforme lançamentos do Ideb.
A situação não é diferente nos anos finais do ensino médio, 8ª série/9º ano. Veja box por cidade.
Avanços na escola pública
Embora o Ideb da rede pública seja, em todas as etapas de ensino, inferior ao da rede particular, foi entre as públicas que ele apresentou mais avanços. Nos anos iniciais do ensino fundamental, o índice passou, na rede pública, de 5,5 em 2017 para 5,7 em 2019, extrapolando a meta de 5,5 para o ano. Nas privadas, permaneceu 7,1, inferior à meta para essas escolas, que era 7,4 para o ano.
Nos anos finais do ensino fundamental, a rede privada também manteve, em 2019, o Ideb de 2017, que era 6,4 e ficou abaixo da meta de 7,1. Já as públicas passaram de 4,4 para 4,6. Também não cumpriram a meta, que era 5.
Veja dados completos no “http://ideb.inep.gov.br/resultado/”.