Na linha contrária, alunos de escolas mantidas pelas prefeituras se saem melhor
Foi divulgado no dia 3 de setembro, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e o Ministério da Educação (MEC), o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2017/2018 das escolas do país.
A nota de cada município é calculada com base no aprendizado dos alunos em português e matemática por meio da Prova Brasil, aplicada por meio do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) aos alunos da 4ª série (5º ano) e 8ª série (9º ano), do ensino fundamental. O teste tem sido o principal parâmetro de qualidade da educação nacional.
Conforme levantamento do Folha Popular, o ponto alto do Ideb nesta edição são as escolas municipais e estaduais da 4ª série (5 ano), do ensino fundamental.
Das 16 cidades pesquisadas, em sete escolas municipais e oito estaduais os professores, equipe pedagógica e alunos fizeram bem o dever de casa, cumprindo a meta projetada pelo Ideb, algumas com folga, como é o caso da Escola Municipal Professora Luzia Cândida de Andrade Morais, em Santo Antônio do Rio Abaixo, que bateu a meta de 2021, com sobra.
Pelas projeções, o ensino municipal na cidade com 1.770 habitantes (IBGE-2018), tinha como desafio cumprir, no ano de 2017, a meta de 4,6 pontos. Para surpresa, o resultado divulgado no dia 3 de setembro foi a conquista de 7 pontos em uma escala que vai de 0 a 10, um número bem superior ao projetado pelo Ideb para 2019, que é 4,9 e 2021, que é de 5,2.
A cidade de Catas Altas também fez o dever de casa em se tratando de ensino municipal. A cidade tirou 7, ante uma meta de 6,2 para o ano de 2017.
O município de São Gonçalo do Rio Abaixo também aparece com sete pontos, mas não cumpriu a meta projetada, que foi de 7,3 pontos.
Barão de Cocais, Bom Jesus do Amparo e João Monlevade também não cumpriram a meta. Ferros, Itambé e Passabém aparecem sem lançamentos de notas e São Sebastião do Rio Preto, sem meta lançada.
Os números podem ser visualizados conforme box 1.Já os alunos da 4º série (5º ano) do ensino fundamental das escolas mantidas pelo Estado, oito escolas cumpriram a meta, com destaque para Nova Era, que obteve a maior nota, 7,2, ante uma meta a cumprir de 6,5.
Por outro lado, seis escolas estaduais da 4ª série (5º ano) zeraram a prova, o motivo pode ser devido ao número insuficiente de alunos inscritos no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) para que os resultados fossem divulgados. Nesta avaliação, apenas Catas Altas aparece sem lançamentos. Acompanhe pelo box 2.
No ensino fundamental, 8ª série (9º ano), de escolas mantidas pelo Estado, das 16 cidades pesquisadas pela reportagem do Folha Popular, apenas três; Morro do Pilar, que subiu oito pontos, Passabém; seis pontos e Santo Antônio do Rio Abaixo, que manteve média de anos anteriores, cumpriram a meta do Ideb. Em todas as outras, inclusive nas que vinham mantendo a média projetada, os índices despencaram. De forma mais acentuada está Bom Jesus do Amparo, que amarga a maior queda na pontuação do Ideb, com recuo de oito pontos. Ferros e Itambé do Mato Dentro, que recuaram sete pontos cada, puxam a fila que coloca em situação delicada a qualidade a 8ª série (9º ano), do ensino fundamental estadual. Veja detalhes no box 3.
Série final do fundamental em baixa
O fraco desempenho dos alunos da série final do ensino fundamental das escolas estaduais, que compreendem a 8ª série (9º ano), é motivo de preocupação.
Alguns profissionais colocariam a culpa no sucateamento das unidades de ensino estadual e na baixa motivação dos professores, que não conquistaram reajustes e o pior, estão recebendo salários com atrasos e de forma escalonada. As constantes paralisações ocorridas nos últimos anos também pesaram para puxar as notas para baixo.
Os próprios alunos e família também são parcelas consideráveis.
Proposta do Ideb
O Ideb avalia os ensinos fundamental e médio no país, com base em dados sobre aprovação nas escolas e desempenho dos estudantes no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), com exames de língua portuguesa e matemática.
Desde a criação do indicador, em 2007, foram estabelecidas diferentes metas (nacional, estadual, municipal e por escola) que devem ser atingidas a cada dois anos, quando o Ideb é calculado. O índice vai de 0 a 10. No site “idebescola.inep.gov.br”, é possível consultar se a escola cumpriu a meta para cada etapa de ensino.
Os dados divulgados pelo MEC mostram que o país cumpriu a meta nacional apenas nos anos iniciais do ensino fundamental, etapa que compreende do 1º ao 5º ano.
A meta para o Brasil é alcançar a média 6 até 2021, patamar educacional correspondente ao de países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
Este ano, pela primeira vez, o Inep divulga o Ideb por escola, no ensino médio. Até a última divulgação, em 2015, eram apresentados apenas os índices do ensino fundamental.