Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE) e parceria com a Prefeitura de Itabira e cooperação do 26º Batalhão de Polícia de Itabira, inaugurou na manhã desta terça (6), a unidade do Colégio Tiradentes da Polícia Militar em Itabira “Colégio Militar”, instalado na antiga sede da Escola Estadual Doutor José de Grisolia, no bairro Novo Amazonas.
A solenidade contou com autoridades políticas, policiais, alunos e familiares.
A informação é de que o colégio abriu vagas para 510 alunos este ano, sendo uma turma de até 35 alunos para cada ano do ensino fundamental I e II, com exceção do 9º ano que contará com duas turmas, assim como todos os anos do ensino médio.
As turmas do 1º ao 5º ano estudarão à tarde e as demais, no período da manhã.
Além das vagas reservadas para os filhos de militares, 207 no total, também foram garantidas as vagas para os ex-alunos da extinta Escola Estadual Doutor José de Grisolia, que corresponde a 144 cadeiras. As vagas destinas à comunidade por meio de sorteio, 159 no total, já estão sendo preenchidas.
Na secretaria do colégio, a informação é de que parte dos alunos excedentes sorteados estão sendo chamados devido a muitos estudantes da antiga escola terem desistido do direito de estudar no Colégio Militar.
O Colégio Tiradentes da Polícia Militar é uma instituição pública de ensino e, por isso, não cobra mensalidade. No entanto, segundo informação do Deeas, os alunos precisam adquirir os livros didáticos, além do uniforme. Os valores variam de acordo com cada série. Em média, mais de R$ 500 para os livros e acima de R$ 400 para os uniformes.
Devido esses valores serem elevados para as famílias dos alunos da antiga escola estadual, a Prefeitura de Itabira garantiu o custeio dos kits para esses estudantes.
O protocolo de intenção para a instalação de uma unidade do Colégio Tiradentes em Itabira foi assinado junto ao Governo de Minas em 2016 e em 2017, o processo acabou sendo consolidado.