Funcesi realiza simpósio com alunos do 8º e 9º ano para debater temas da juventude

Regado a apresentações e debates, a iniciativa é uma parceria que envolve a Polícia Civil e o programa Conexão Jovem, da Secretaria Municipal de Educação

4/7/2023

O Centro Universitário Funcesi, em parceria com a Polícia Civil e a Prefeitura de Itabira, realizou na sexta-feira (30) o 1º Simpósio Vidas e Projetos. O evento reuniu alunos do 8º e 9º ano de escolas públicas e privadas de Itabira. A iniciativa é uma parceria com o programa Conexão Jovem, da Secretaria Municipal de Educação.

A professora Delvânia Souza soltou a voz e arrastou os alunos

Gustavo Soares fez a abertura do evento com apresentação musical. O cantor convidou os participantes para subirem ao palco e a festa ficou ainda mais bonita. A professora Delvânia Souza, que leciona na Escola Municipal Professora Didi Andrade, soltou a voz e arrastou os alunos para colaborarem com o show.

Os estudantes que também cantaram no início do evento foram Otávio Augusto (Colégio Cese), Ryan Valadares (Funcesi), Larissa Fátima (Escola Antonina Moreira) e Maria Fernanda (Colégio Auge). Eles encantaram a plateia com o carisma e a performance musical.

Logo em seguida, os alunos do curso de direito do Centro Universitário Funcesi conduziram os visitantes para as atividades do simpósio. Houve debates, palestras e bate-papo sobre temas relacionados a políticas públicas para a juventude, profissões, cultura, drogas, sexualidades, participação política, criminalidade, conflitos geracionais, diversidades e tecnologias.

O delegado da Polícia Civil e professor no Centro Universitário Diogo Luna e a também a professora Lucimar são os idealizadores do evento.

Durante o discurso de abertura, Diogo Luna esclareceu que o simpósio faz parte das atividades acadêmicas que o curso de direito da Funcesi oferece para os alunos de graduação. “O Simpósio Vidas e Projetos é resultado de um trabalho conjunto, que envolve a comunidade acadêmica e a sociedade itabirana. Como produto da extensão universitária, o simpósio reafirma o compromisso social do centro universitário e fomenta a construção de projetos de vida para os alunos do 8º e 9º anos da rede pública e particular de ensino”.

As coordenadoras do programa Conexão Jovem, Marinete Nunes e Cláudia Lopes, também marcaram presença durante as atividades.