As provas foram aplicadas sem intercorrências
O início das aulas está previsto para julho
Neste domingo, 11 de junho, o Centro Universitário Funcesi realizou o processo seletivo para o curso de medicina em Itabira. O portão foi aberto às 7h30 para recepção dos candidatos e fechou uma hora depois. As avaliações iniciaram às 9h.
Durante o tempo de prova, os pais e familiares dos candidatos participaram de um receptivo organizado pela instituição. Na ocasião, os dirigentes do Centro Universitário Funcesi apresentaram as instalações físicas da faculdade e a estrutura curricular do curso de medicina.
A reitora do Centro Universitário, Flávia Martins Guerra Pantuza (foto), enfatizou as instalações de saúde que o município dispõe para acolher uma faculdade de medicina. “Além da estrutura de saúde já em funcionamento na rede pública, Itabira tem dois grandes hospitais, com atendimento à microrregião, que beneficia mais de meio milhão de pessoas. A cidade é referência regional em Saúde. Tudo isso agrega na aprendizagem do aluno e nas oportunidades de aplicação prática do curso. Itabira é o local ideal para estudar e praticar a medicina”.
A coordenadora do curso de Medicina da Funcesi, Ana Paula Pinheiro Chagas, reforçou o discurso de Flávia Pantuza e apresentou as linhas gerais do projeto pedagógico para o curso, além do alinhamento com as diretrizes curriculares nacionais (DCN). Ana Paula explicou ainda as características da estrutura curricular, que contemplam uma formação humanizada voltada para a integralidade da atenção com o desenvolvimento de competências que segue os padrões de qualidade das maiores universidades do país. “O plano pedagógico contempla a matriz curricular e atividades complementares que permitem a construção de um currículo completo. Desta forma, durante o curso, o aluno tem a oportunidade de realizar monitorias, atividades extracurriculares, de iniciação e extensão científica. Tudo isso acrescenta na formação profissional do egresso de Medicina”.
Já o presidente do Centro Universitário Funcesi, Maurício Guimarães Mendes, destacou para os visitantes o compromisso que a faculdade possui com os seus alunos e com as comunidades locais. “Somos uma fundação comunitária e, por isso, os recursos arrecadados são reinvestidos na faculdade e nas comunidades. O Centro Universitário Funcesi está preparado para iniciar as aulas, com um corpo docente altamente qualificado e com equipamentos modernos. Temos a mesma qualidade de ensino que praticamos há 30 anos”.
- Sobre o vestibular
O edital do vestibular foi publicado no dia 26 de maio e permitiu inscrições até às 20h do dia 07 de junho de 2023.
Os candidatos puderam optar em participar da seleção utilizando a nota do Enem de uma das três últimas edições do exame (2020, 2021 ou 2022), ou realizando a avaliação em etapa única, que ocorreu neste domingo (11).
O tempo para a realização da prova encerrou às 14 horas. Não houve intercorrências no período.
O gabarito da prova será divulgado nesta segunda-feira (12) e o resultado final no dia 19/06. O prazo para efetivação da matrícula dos aprovados será entre os dias 20 e 30 de junho. O início das aulas está previsto para 03 de julho de 2023.