Funcesi realiza I Mostra de Saúde Coletiva e a I Jornada de Ciência e Cultura

A participação ativa e a dedicação dos estudantes no desenvolvimento e apresentação dos trabalhos abrilhantaram o evento

10/12/2024 – Aliar o que há de mais enriquecedor em diferentes áreas de conhecimento. Foi com essa premissa que o Funcesi promoveu, no último final de semana, a I Mostra de Saúde Coletiva e a I Jornada de Ciência e Cultura. Com direito à presença de autoridades de Itabira e região, o evento contou com uma grande integração entre as comunidades acadêmica e externa.

Primeiro dia

Na sexta-feira (29), foi realizada uma ampla apresentação de pôsteres das Práticas em Saúde Coletiva e das Práticas Formativas na Comunidade, ambas categorias do curso de Medicina. Tais apresentações comprovaram como os estudantes da Funcesi estão comprometidos com uma formação em saúde baseada em evidências científicas e, ao mesmo tempo, humanizada.

Ainda houve a exibição de vídeos produzidos pelos próprios discentes, abordando temas como treinamento de habilidades médicas e o uso de LIBRAS no atendimento. Por fim, os participantes também acompanharam exposições culturais e quatro salas temáticas sobre alguns dos tópicos mais relevantes e contemporâneos envolvendo saúde, ciência, tecnologia, inovação e cultura.

Segundo dia

No sábado (30), quando foi realizada oficialmente a abertura do evento, o público acompanhou novas apresentações de pôsteres relacionados à disciplina “Redação de Artigos Científicos”, do curso de Medicina, e projetos de extensão (PEX) realizados pelo campus. Tais projetos contemplaram temas de áreas como a saúde, questões sociais, direito, arquitetura e urbanismo e engenharia, reunindo estudantes de diferentes cursos.

Concomitantemente, foram apresentados projetos integradores dos cursos de Engenharia Civil, Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção. Entre os destaques, podem ser citados modelos de seções transversais de pavimentos flexíveis e as temáticas voltadas para produtos inovadores. Projetos que evidenciaram o grande potencial humano e tecnológico da Funcesi, sendo um espelho para o futuro desenvolvimento da região.

Ao final, ainda houve tempo para as premiações, reconhecendo os destaques em diferentes categorias e celebrando o talento e a dedicação dos participantes.

Expectativas correspondidas

Organizador e coordenador do evento, o professor Bruno Duzzi considerou a ação um sucesso. Segundo ele, as atividades fizeram jus aos valores enraizados na instituição de ensino.

“A I Mostra de Saúde Coletiva e a I Jornada de Ciência e Cultura da Funcesi foram um verdadeiro sucesso! A participação ativa e a dedicação dos estudantes no desenvolvimento e apresentação dos trabalhos abrilhantaram o evento, tornando-o memorável. Desta forma, foi possível cumprir brilhantemente a missão de celebrar o potencial científico e tecnológico do nosso centro universitário, promovendo a integração entre as áreas de conhecimento e a cultura, valores enraizados em nossa instituição desde sua fundação, há 30 anos”, celebra.

Para o professor, a junção de diferentes âmbitos de ensino trouxe benefícios em diversas frentes. “Ao unir essas áreas, promovemos uma abordagem holística do conhecimento, incentivando a interdisciplinaridade e a inovação. Isso não apenas enriquece a formação acadêmica dos nossos estudantes, como também fortalece nosso compromisso com a ética, o respeito, a solidariedade e a responsabilidade social. Essa integração também beneficiou diretamente a comunidade, ao aplicar o conhecimento produzido de forma prática e inclusiva, refletindo o compromisso da Funcesi em alinhar sua missão educativa com o desenvolvimento social e cultural da região”.

Por fim, além de agradecer à pró-reitora Shirlei Pereira, à reitora Flávia Pantuza, ao presidente Maurício Mendes, professores, coordenadores, membros das comissões e a todos os participantes, Bruno Duzzi já comenta sobre possíveis futuras edições.

“Nosso objetivo é transformar essas iniciativas em uma tradição que celebre as raízes da Funcesi, enquanto projetamos novas perspectivas para o futuro. Pretendemos manter o foco na integração, humanização, cultura e nos benefícios concretos para a comunidade, fortalecendo nosso papel como um centro de referência em ensino de qualidade, pesquisa aplicada e ações de extensão que impactam positivamente a sociedade”, finaliza.