Crianças de 3 a 6 anos em Cmeis contarão com monitores para a prática de esporte

Ao todo, 55 profissionais participarão de uma capacitação proporcionada pela Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude

A Prefeitura de Itabira está capacitando os profissionais da educação que trabalham nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) com o intuito de aproximar as crianças de 3 a 6 anos da prática esportiva. A formação, proposta pela Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (SMELJ) tem como objetivo estimular o desenvolvimento motor das crianças, tendo as vivências esportivas e lúdicas como estratégia de aprendizagem, seguindo o modelo do projeto Recrear.

O curso terá duração de dois dias e será ministrado pela prof. dra. Vanessa Guilherme Souza. Acredito que é um momento muito importante para as crianças e jovens do município, porque estamos oficializando um olhar diferenciado de formação para eles. Um trabalho bem diferenciado e cuidadoso, respeitando as competências das faixas etárias e favorecendo a permanência dessas crianças no esporte”, disse Vanessa.

A coordenadora dos Cmeis, Cristina Ribeiro, esteve no primeiro dia de capacitação, nesta sexta-feira (10), e destacou a satisfação de participar do momento junto com 54 profissionais da educação. “É muito importante porque estamos com atividades atuantes no comitê de primeira infância e, por isso, é necessário trazer novas possibilidades e perspectivas para os monitores. Esse momento é essencial para que nossas crianças tenham o seu direito ao esporte e lazer garantido”, relatou Cristina.

Além da capacitação, segundo a secretária de Esporte, Lazer e Juventude, Natália Lacerda, a proposta é dar orientação pedagógica, com referencial teórico, e disponibilizar um profissional de educação física da secretaria para coordenar as atividades do projeto nas Cmeis. “Vamos trabalhar com atividades da primeira infância de forma sistematizada para que esses profissionais tenham mais do que vontade, tenham elementos e repertório para atuar dentro da escola. Assim, formaremos uma rede de multiplicadores para incentivar as práticas corporais não só nas escolas, mas nos bairros também”, destacou Natália.

A formação é dividida em exposição e prática, em que os participantes aprendem novos recursos para estimular o desenvolvimento motor das crianças na faixa etária de 3 a 6 anos.