Convidados especiais dão ritmo ao Parlamento Jovem

As oficinas do Parlamento Jovem estão a todo vapor. Na tarde de 8 de maio aconteceu no Plenário da Câmara uma oficina com a participação do Advogado Weuller Ronilson Dias da Graça da Silva que falou sobre o sub-tema Violência Racial. O advogado contou um pouco da experiência dele e sobre casos de discriminação. A oficina ainda promoveu debate com os alunos sobre o tema e apresentação de ‘caso’ de discriminação. O caso em questão foi a festa de aniversário de Donata Meirelles, diretora de estilo da revista Vogue Brasil, que comemorou 50 anos de idade. Fotos divulgadas nas redes sociais com a hashtag #doshow50 mostram mulheres negras vestidas como “mucamas” e posando ao lado de uma cadeira que lembra um “trono de sinhá”, conforme relatos de internautas que criticam a empresária por evento considerado racista. O advogado foi o mediador do debate entre os alunos que ficaram com opiniões divididas.

No dia 15 de maio foi a vez do sub-tema Direito às Identidades e Diversidade Cultural. A oficina foi conduzida pelos monitores Marcela Lopes, Pedro e Odivan com a participação do Delegado de Polícia Civil Diogo Luma. O delegado fez explanação do texto base que é parte do sub-tema e utilizou o Curta-metragem “Vista minha pele”, de Joel Zito Araújo e vídeo da Campanha do Governo do Paraná – Racismo Institucional – Teste de Imagem. Ao final da apresentação houve momento de debate com o delegado. Diego Luma afirmou que “as pequenas ações e a efetivação dos direitos do outro são um trabalho diário e persistente”. A Oficina contou com a participação de Lena Primo do Conselho Municipal da Igualdade Racial e Rosinha Alvarez da Comunidade Quilombola Morro Santo Antônio.

Na quarta-feira (22), a oficina reuniu novamente os alunos com a proposta de finalizar os estudos do Sub-tema, quando discutiram a diversidade cultural e religiosa como ferramentas da identidade.

Tema

O Parlamento Jovem é um Projeto de formação política direcionada aos estudantes do Ensino Médio. O projeto é resultado de uma parceria entre a Assembleia Legislativa de Minas Gerais por intermédio da Escola do Legislativo e das Câmaras Municipais. Neste ano de 2019 o Legislativo itabirano participa das atividades do Pólo Metropolitano II, formado pelas cidades de Itabira, São Gonçalo do Rio Abaixo, Conceição do Mato Dentro, João Monlevade, Sabinópolis, Catas Altas e Alvorada de Minas. O tema central deste ano é Discriminação Étnico-Racial.