Cidades definem representantes para conferências Regional e Estadual de Educação

Educadoras de Passabém, Santa Maria, São Sebastião e Santo Antônio envolvidas no processo

  • MELHORIA DA QUALIDADE DE ENSINO NAS ESCOLAS PÚBLICAS

Oito educadoras da rede de ensino de Passabém, Santa Maria de Itabira, São Sebastião do Rio Preto e Santo Antônio do Abaixo, juntas, vão representar a região na Conferência Regional de Educação, etapa que precede a Conferência Estadual de Educação (Conae), a ser realizada em Belo Horizonte.

Eleitos delegados, os profissionais da educação passaram pelas etapas anteriores, as pré-conferências e a Conferência Municipal, que legitimaram suas participações, por meio de eleição, para representar os quatro municípios vizinhos, nas discussões dos temas sobre o evento. Cada município elegeu dois delegados.

A plenária final foi realizada em novembro na Fundação Francisco de Assis, em Santa Maria de Itabira. Com o objetivo de discutir ações para o desenvolvimento da educação desde o ensino infantil ao superior. O evento é realizado a cada quatro anos.
Na etapa intermunicipal foram aprovadas propostas de emendas ao Plano Nacional de Educação que serão sistematizadas na etapa regional para serem avaliadas e avançarem para as demais etapas (estadual e nacional).

Divididos em três etapas, os encontros intermunicipais tiveram como finalidade possibilitar a troca de ideias que pudessem colaborar para a melhoria da qualidade de ensino nas escolas públicas, por meio da etapa nacional.

Seguindo o tema “Inclusão, equidade e qualidade: compromisso com o futuro da educação brasileira”, proposto pelo documento de referência Conae 2022, as atividades nos municípios participantes serviram ainda para discutir com a comunidade escolar e representantes de entidades civis os temas propostos pelo Fórum Nacional de Educação (FNE), estruturados em eixos e sub-eixos, introduzindo, em seu início, as questões relativas à avaliação do PNE 2014-2024, a avaliação da evolução das políticas públicas educacionais de Estado e de Governo, no intervalo 2018-2022, quadriênio transcorrido desde a realização da última Conae.

“Foi um momento muito bom, até mesmo por ser uma oportunidade de estar dialogando, refletindo, avaliando o nosso plano atual, o Plano Municipal [de Educação], que a partir do município que a gente caminha com a educação. Foi uma oportunidade de avaliar o que está dando certo e também apontar o que não está dando certo, tendo uma visão de melhoria para o nosso Plano Nacional e Municipal de Educação”, destacou a secretária municipal de Educação de Passabém, Erika Cruz Silva.

Para a secretária de Educação de Santa Maria de Itabira, Renata Duarte, a conferência intermunicipal foi um momento fundamental para avaliar as legislações e o cumprimento dos planos Municipal e Estadual de Educação. “Essas discussões visam a revisão das metas e estratégias para que se atinja uma educação pública de qualidade e que atenda aos brasileiros de uma maneira geral, e também dentro das especificidades de cada município, cada região”, reforçou.

“Essa é uma oportunidade que consideramos como única dentro do universo educacional. É um momento de reflexão necessária com base”, apontou.

Matéria publicada na edição 747 do Folha Popular

Proibida a reprodução em qualquer meio de comunicação sem prévia autorização da empresa. Responsável responderá judicialmente pela ação.

O plágio é antiético e criminoso!