Estudantes, professores e equipe de gabinete do vereador Júlio do Combem
O evento proporcionou motivação extra aos alunos na reta final de preparação para o exame
27/10/2023 – A Câmara Municipal de Itabira, Unifuncesi e Unifei promoveram na manhã desta quinta-feira (26), o evento “Enem em Foco”, no auditório da Unifuncesi.
O propósito do evento é de proporcionar motivação extra e apresentar às universidades aos estudantes que prestarão as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos dias 5 e 12 de novembro. A ação reuniu aproximadamente 200 alunos das Escolas Estadual Professora Palmira Morais e Estadual Trajano Procópio de Alvarenga Silva Monteiro (Premen).
Os alunos tiveram a oportunidade de participar de palestras motivacionais, além de dinâmicas de entretenimento, apresentação de DJ e uma roda de conversa. Além de serem incentivados a participar dos dois dias de prova, os estudantes foram orientados quanto ao pós-prova quando são publicados os resultados do Enem, e são lançados os editais referentes aos processos do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Programa Universidade para Todos (Prouni). Neste momento, os estudantes receberam o apoio necessário para inscreverem-se nos editais, configurando assim a última etapa do Enem.
O evento foi sugerido pela Câmara Municipal de Itabira, por meio do vereador José Júlio Rodrigues “do Combem” (PP). Segundo ele, o objetivo é favorecer estudantes da rede pública para que tenham oportunidades de concorrer e serem aprovados nos cursos desejados.
“A baixa expectativa e participação nas inscrições para o Exame, nos abriga a criar incentivos aos alunos”, diz Júlio do Combém
“O Enem em foco tem a proposta de incentivar a participação dos alunos da rede pública no Exame Nacional do Ensino Médio. A experiência de hoje trouxe reflexões e desafios, como a percepção da baixa expectativa e participação nas inscrições para o Exame, ficando a convicção de que precisamos iniciar um trabalho de maior incentivo aos alunos em 2024. Somente assim, teremos o aumento da participação dos alunos das escolas públicas e esses conscientes de que são capazes. Buscando sensibilizar os futuros candidatos que a educação é uma porta que abre possibilidades enormes para o futuro’, diz o vereador.