Nesta terça-feira, participaram da “Visita Orientada” os alunos da Escola Antonio Linhares Guerra
A reunião ordinária da Câmara Municipal de Itabira nesta terça-feira, 16 de outubro, contou com a participação de diversos alunos da Escola Estadual Antonio Linhares Guerra. A atividade faz parte do projeto “Visita Orientada”, desenvolvido pela Escola do Legislativo Professor Paulo Neves, cujo objetivo é contribuir para a educação política e cidadã de crianças, jovens e adolescentes.
Antes de começar a reunião, os vereadores deram boas-vindas aos visitantes, fizeram uma breve apresentação e falaram sobre o papel do Poder Legislativo no município. O presidente Neidson Dias Freitas (PP) afirmou que iniciativas como o “Visita Orientada”, o “Câmara Escola” e o “Parlamento Jovem” contribuem para uma sociedade mais justa e responsável. “Com 16 anos vocês já podem votar. Com 18, são obrigados a votar. Então é fundamental que estejam conscientes e bem informados”, disse.
Outros vereadores elogiaram a iniciativa e ressaltaram o entusiasmo dos professores e alunos. Nesta primeira fase, cerca de 50 estudantes participaram. Até o final do ano, outras escolas participarão do projeto.
Pauta do dia
Um projeto da Prefeitura que cria em Itabira o transporte receptivo foi aprovado em segundo turno por unanimidade nesta terça-feira. A proposta visa fomentar a diversificação econômica do município por meio do turismo, ao integrar os diversos atrativos urbanos e rurais. De acordo com o texto, o transporte poderá ser feito por meio de ônibus, micro-ônibus, jardineiras, vans ou carrinhos elétricos e deverá contemplar a sede e os distritos. A concessão para a exploração do serviço será por licitação na modalidade concorrência pública.
Reunião de comissões
A pedido do vereador André Viana Madeira (Pode), vice-presidente da Câmara, a reunião de comissões desta semana foi adiada para a próxima segunda-feira, 22 de outubro, às 14 horas. O objetivo é possibilitar a participação dos vereadores itabiranos na audiência pública que ocorrerá em Governador Valadares nesta quinta-feira 18 para tratar da renovação da concessão da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) por mais 30 anos. A audiência promovida pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) será das 14 horas às 18 horas, no auditório do Univale.