Estudantes da Escola Municipal José Gomes Vieira, no bairro Santa Ruth, serão capacitados para serem multiplicadores e ajudarão em visitas em residências para vistoria de focos
Alunos da Escola Municipal José Gomes Vieira, no bairro Santa Ruth, vão atuar como reforço no combate ao mosquito Aedes aegypti em Itabira. A ação se desenvolve dentro do Programa Saúde na Escola (PSE), uma parceria entre as secretarias municipais de Saúde e Educação. Ao todo, mais de 200 jovens deverão ser envolvidos na iniciativa.
O primeiro passo será na próxima quarta-feira (5), quando 20 alunos da instituição, com idades entre 11 e 13 anos, serão capacitados como agentes mirins de endemias. O treinamento será oferecido pelos agentes comunitários de endemias (ACEs). Os estudantes receberão orientações sobre os locais mais propícios para focos do mosquito, gravidade das doenças e sobre métodos para identificar e eliminar as larvas do Aedes.
Depois, essa primeira turma atuará como multiplicadora, repassando os ensinamentos aos demais alunos da escola. O cronograma estipula que, no fim de outubro, pelo menos 224 estudantes da José Gomes Vieira percorram as casas na região da escola para um trabalho de investigação de campo e identificação dos focos. Todos estarão identificados por um crachá. Em meados de novembro, os alunos capacitados apresentarão os dados do trabalho realizado em campo e receberão um certificado.
Saúde na Escola
O Programa Saúde na Escola visa a integração e a articulação permanente da Educação e da Saúde proporcionando melhoria da qualidade de vida da população, com formação integral dos estudantes, ações de promoção, prevenção e atenção à saúde no enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.
O público beneficiário do PSE são os estudantes da Educação Básica, gestores e profissionais de educação e saúde, comunidade escolar e a população.