‘Educação: pilar de cidades inteligentes e humanas’ é tema do 7 de setembro

Escolas apresentaram os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU), que já vem sendo trabalhados pela Prefeitura de Santa Bárbara, dentro do novo modelo de governança pública, a Gestão 5.0.

No dia em que o Brasil comemorou 197 anos de sua independência, as escolas de Santa Bárbara trouxeram para a rua o tema Educação: pilar de cidades inteligentes e humanas. As instituições apresentaram 12, dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, estabelecidos pela Assembleia Geral das Nações Unidas.

Os ODS são um plano de ação para as pessoas, o planeta e a prosperidade, e têm como objetivo consolidar os direitos humanos e alcançar a igualdade de gênero, bem como fortalecer a paz mundial, com mais liberdade, e promover o desenvolvimento sustentável.

Santa Bárbara 5.0

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável devem ser implementados em todos os países do mundo, até 2030, e, Santa Bárbara, já vem trabalhando alinhada a eles, no contexto da Gestão 5.0, dentro dos pilares, Integridade Pública (Eficiência Fiscal e Transparência); Saúde e Qualidade de Vida; Desenvolvimento Social, Econômico e Sustentável; Educação; e Infraestrutura e Mobilidade Urbana, buscando construir soluções

O desfile começou por volta das 8h30 da manhã e trouxe à rua João Mota alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais(Apae); das escolas municipais, da sede e dos distritos; e das estaduais. Para receber os estudantes, estiveram presentes, o vice-prefeito, Alcemir Moreira; a secretária de Educação, Dionir Rodrigues; o secretário de Governo, Esportes e Ordem Pública, José dos Santos Dias; e o presidente da Câmara, Moisés Cardoso Sanches.

Conheça, agora, o ODS que cada escola levou à avenida e o que eles representam, conforme estabelecido pela ONU

Apae – A Apae de Santa Bárbara representou o ODS de número 14, Vida na Água, que trata da Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.

Escola Estadual Professora Nhanita – A Escola apresentou o ODS de número 5, Igualdade de Gênero, no que versa sobre alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.

Creche Municipal Maria Célia Torres – A Creche municipal representou o ODS de número 16, Paz, Justiça e Instituições Eficazes, que trata de promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.

Escolas do Campo – As Escolas Municipais do Campo, Cecília Álvares Duarte, João Lopes de Faria, Laudelina Antônia Gonçalves e Maria de Lourdes Pereira, levaram à rua, o ODS de número 6, Água Potável e Saneamento, numa perspectiva de assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos.

Escola Municipal Irmã Amandina Maria – A Instituição foi a representante do ODS de número 3, Saúde e Bem-Estar, que versa sobre assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.

Colégio Municipal Afonso Pena – O Comap falou sobre o ODS de número 11, Cidades e Comunidades Sustentáveis, que trata de tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.

Escola Municipal Chico Severino – A Escola representou o ODS de número 1, Erradicação da Pobreza, que objetiva acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares.

Escola Municipal Iveta Moreira Novais – A Escola Iveta apresentou o ODS de número 7, Energia Limpa e Acessível, visando conscientizar sobre a importância de se assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos.

Escola Municipal Adélia Hosken Ayres – A Instituição falou sobre o ODS de número 10, Redução das Desigualdades, que trata de reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles.

Escola Municipal Marphiza Magalhães Santos – A Escola Marphiza foi a responsável pelo ODS de número 4, Educação de Qualidade, que versa sobre assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.

Escola Estadual Rodrigo de Castro Moreira Pena – A Instituição representou o ODS de número 15, Vida Terrestre, que objetiva proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e parar a perda de biodiversidade.

Escola Estadual Afonso Pena – A Escola Afonso Pena encerrou o desfile com o ODS de número 12, Consumo e Produção Responsáveis, que trata de assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.